NBAA comemora a revogação das restrições impostas à aviação geral durante a paralisação orçamentária do governo federal do EUA, em 17.11.25
Em nota no dia 16, a NBAA – National Business Aviation Association (Associação Nacional da Aviação Executiva – EUA) comemorou a revogação, pela FAA, das restrições de acesso a 40 de principais aeroportos americana para a aviação geral, incluindo a aviação executiva, que estavam em vigor devido à paralisação orçamentária (shutdown) do governo federal americano.
A remoção completa das restrições entrou em vigor às 6h da manhã (horário do leste do EUA) de 17 de novembro.
“A NBAA está satisfeita com a suspensão das restrições impostas durante a paralisação e com o fato de que todo o setor de aviação geral, incluindo a aviação executiva, poderá voltar a ser um elo vital no sistema de transporte do país e um motor poderoso para a nossa economia”, disse Ed Bolen, presidente e CEO da NBAA. “Somos gratos a todos que trabalharam para garantir a segurança e a eficiência do sistema de aviação do país em circunstâncias extraordinárias”, acrescentou Bolen.
No dia 09 (nov.), foram anunciadas restrições a todas as operações de aviação, incluindo a aviação geral, em 40 aeroportos do EUA, em resposta à paralisação do governo e às consequentes interrupções no financiamento e à escassez de controladores de tráfego aéreo. Mais recentemente, novas restrições foram anunciadas, proibindo efetivamente as operações de aviação executiva em 12 desses aeroportos, impactando desproporcionalmente a aviação geral, um setor que gera mais de um milhão de empregos, movimenta US$ 340 bilhões em impacto econômico e realiza vôos humanitários diariamente. Em 12 de novembro, a FAA emitiu uma ordem revisada congelando as restrições em 6% da redução do tráfego aéreo e, desde então, vem flexibilizando-as gradualmente.
A NBAA e outras organizações do setor estão solicitando ao Congresso a aprovação de um projeto de lei de dotações orçamentárias para o ano inteiro destinado ao Departamento de Transportes, incluindo a FAA, a fim de proteger a agência de uma possível paralisação do governo no próximo ano. Além disso, como solução a longo prazo, as partes interessadas do setor da aviação estão pressionando o Congresso a aprovar a Lei de Estabilidade de Financiamento de 2025, para permitir que a FAA acesse o Fundo Fiduciário de Aeroportos e Vias Aéreas para continuar operando em caso de qualquer fechamento futuro por parte do governo. [EL]
