NBAA disponibiliza página dedicada a assuntos relacionados com implantação da rede 5G no EUA pela interface com a rádio-altimetria aeronáutica, em 07.01.22
De olho no lançamento inicial da rede 5G usando Banda C em todo o país (EUA), a NBAA (National Business Aviation Association/Associação Nacional de Aviação Executiva – do EUA) desenvolveu um recurso para ajudar a manter os seus membros atualizados sobre os limites operacionais potenciais das aeronaves e as precauções de segurança que podem ser necessárias.
Depois de concordar com um adiamento de duas semanas, a AT&T e a Verizon devem começar a implementação inicial em locais selecionados e com menor consumo de energia em todo o país. As redes 5G vão operar no espectro entre 3,70 e 3,98 gigahertz (GHz), próximo às frequências utilizadas pelos rádio-altímetros.
O recurso da NBAA fornecerá um resumo detalhado dos efeitos potenciais em rádio-altímetros e outras tecnologias de segurança em aeronaves executivas.
O site da NBAA fornece uma seção de perguntas frequentes, informações sobre os efeitos potenciais no equipamento e nas capacidades da aeronave, acesso a Diretrizes de Aeronavegabilidade da FAA, Boletins Especiais de informações de Aeronavegabilidade e outras publicações regulamentares e artigos de notícias, comunicados à imprensa, webinars e podcasts discutindo preocupações sobre interferência de rádio sinal.
O recurso da NBAA:
http://nbaa.org/5G
“Esperamos que esta situação evolua rapidamente à medida que o relógio avança em direção ao lançamento dessas novas redes de comunicações de alta velocidade”, disse o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen. “A NBAA desenvolveu este novo recurso para fornecer as informações mais recentes e atualizadas para ajudar os operadores a compreender o que devem saber e o que devem fazer”, falou Bolen. [EL]