Neiva 56-C-1 “Paulistinha” pousa forçado em campo em Biritiba Mirim (SP), em vôo local de instrução, em 10.09.21


No dia 06, o monomotor Neiva 56-C-1 “Paulistinha” de prefixo PP-HPT (registro de produção sn 1216, ano de fabricação 1963), do Aeroclube de Biritiba Mirim, decolou do Aeródromo “Fazenda Irohy” (SDIH), em Biritiba Mirim (SP, a 30 MN a leste de S. Paulo/SBMT), para vôo de instrução, local, com um instrutor e um piloto-aluno. Com aproximadamente 20 minutos de vôo, às 14:35Z (11:35LT), a tripulação executou um pouso forçado em campo não preparado, com o avião vindo “pilonar” após contato-colisão com o terreno. O avião teve danos substanciais; um tripulante sofreu lesões leves e o saiu ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente por corte de motor involuntário. No tocante à investigação, o avião já está liberado para o operador. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) já está suspenso, por avaria da aeronave em acidente.

O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Biritiba Mirim, com cláusula de Inalienabilidade, com último registro de compra/transferência em agosto de 1991. Está aprovado para capacidade de dois ocupantes, MTOW de 650 kg, e operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.

Em altitude de 2.467 pés, o aeródromo privado “Fazenda Irohy” (SDIH) tem pista (13/31) de 23 x 750 m., de terra, com resistência de piso para aeronaves com até 5.600 kg.