NEIVA “Regente” C-42 tem acidente durante aproximação em Arapongas/PR matando um dos três ocupantes, em 30.06.22


Fonte: g1 e RCMais – em 25/06/2022
Na tarde deste sábado (25), por volta de 16:00LT 919:00z), monomotor experimental NEIVA N-592-420 – C-42 “Regente” (ZZZZ) – de matrícula PP-XID (registro de produção sn 3511, fabricação 1968), com três ocupantes, sofreu acidente em pouso no Aeroporto Municipal de Arapongas (SSOG), no norte do Paraná, a cerca de 30 MN a nordeste de Maringá/SBMG e 20 MN a oeste de Londrina/SBLO.

O avião restou capotado – após “pilonar – em um campo.
O avião tinha três ocupantes. Um dos ocupantes faleceu.

O avião, da categoria experimental, pertence e é operado pelo Clube de Paraquedismo de Arapongas. A bordo estavam um piloto, um instrutor de paraquedismo, de 50 anos, e o seu filho, de 18 anos.

O instrutor faleceu (no local), o seu filho teve ferimentos leves e o piloto teve ferimentos graves.

Testemunhas disseram que o acidente aconteceu no momento da aterrissagem e que o avião só parou a 80 m. da pista. O instrutor falecido (que era proprietário do avião) foi arremessado da aeronave, que parou sobre ele, disseram as testemunhas.
Segundo o gerente responsável pelo aeroporto, José Antônio Wielewicki, o avião era utilizado para paraquedismo (lançamento de paraquedistas). “Aconteceu algo de extraordinário porque nada explica um acidente desse porte. Foi no começo da pista, então, na minha opinião, deve ter errado o eixo da pista e tentou arremeter. Nessa arremetida caiu de lado, bateu de asa, que é quando ele perde o equilíbrio horizontal, bate com a asa e cai de costas. Foi muito azar uma pessoa ter morrido”. Wielewicki ainda ponderou: “Hoje foi um dia que não tem vento, não está chovendo, pouco movimento, então aconteceu alguma coisa com quem estava comandando. Na verdade, eram dois comandantes. Tanto o proprietário da aeronave, que é o Luis, que acabou falecendo, quanto um piloto que estava junto”, disse Wielewicki.

Ainda de acordo com o gerente e testemunhas, a vítima é instrutor de paraquedismo, que estava com o filho, que teve ferimentos leves. O piloto ficou gravemente ferido. Os dois feridos foram encaminhados ao Hospital Norte Paranaense (HONPAR), segundo o Corpo de Bombeiros.

Órgãos de segurança, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderam a ocorrência.

A organização do Campeonato de Paraquedismo de Arapongas, evento que ocorreu neste sábado, informou que a vítima não participava da competição.

O monomotor experimental NEIVA N-592-420 – C-42 “Regente” (ZZZZ) – de matrícula PP-XID (registro de produção sn 3511, fabricação 1968) pertence e é operado pelo Clube de Paraquedismo de Arapongas, registrado na categoria do transporte privado (“Privado experimental”), com último registro de compra/transferência em março de 2022. O avião é aprovado para até três passageiros e MTOW de 1.040 kg, e operação VFR diurna.

Em área rural, às margens da rodovia estadual PR-218, no setor noroeste do centro urbano local, o aeródromo público de Arapongas (SSOG) tem pista (16/34) de 23 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 6 e resistência de subleito média, em altitude de 2.598 pés. O aeródromo é homologado para operação VFR diurna/noturna.

Ao momento do acidente, o tempo nos aeroportos de Maringá/SBMG (a cerca de 30 MN a sudoeste de Arapongas, em elevação de 1.801 pés) e de Londrina/SBLO (a cerca de 20 MN a leste, em el. de 1.867 pés) era muito bom, em condição VMC, com visibilidade “ilimitada” (de 10 km ou superior), com nebulosidade de poucas nuvens com base a 3.000 pés passando a ser reportada apenas em Londrina, vento sudeste fraco, temperatura de 28ºC e pressão atmosférica de 1.019/1.020 hPa.

METAR SBMG 251800Z 20003KT 9999 FEW030 27/16 Q1019=
METAR SBLO 251800Z 19006KT 9999 FEW030 28/16 Q1020=
METAR SBMG 251900Z 14005KT CAVOK 27/15 Q1019=
METAR SBLO 251900Z 17005KT 9999 FEW030 28/15 Q1020=
METAR SBMG 252000Z 15003KT CAVOK 26/16 Q1019=
METAR SBLO 252000Z 15003KT 9999 FEW030 27/16 Q1020=

O NEIVA “Regente” é um avião monomotor de projeto convencional, de fuselagem metálica, asa alta, trem de pouso fixo e triciclo, bem adaptado para operação em pista não-preparada. Foi um avião desenvolvido e fabricado pela Indústria Aeronáutica NEIVA. Foi utilizado apenas pela FAB como avião de ligação, de carga expressa e um utilitário. O primeiro vôo foi em 1967.

Foram produzidos 42 aviões em duas versões similares.

O NEIVA “Regente” 420L era um avião com capacidade para três tripulantes, destinado a missões de ligação e observação, a partir do desenvolvimento do NEIVA 360C, usado para ligação e transporte leve. Na FAB era denominado “Regente ELO” – de Esquadrilha de Ligação e Observação -, com fuselagem rebaixada na traseira para permitir uma maior visibilidade. Recebeu na FAB o designativo L-42. O “Regente ELO” (ELO-Esquadrilha de Ligação e Observação) equipou vários Esquadrões da Força Aérea Brasileira de 1969 a 2002, ano em que foram retirados de serviço.

A segunda versão era para função de transporte de carga (C-42) ou utilitário (U-42).

O avião tem 7,21 m. de comprimento, altura de 2,93 m., envergadura de 9,13 m., com área alar de 26 m². O peso vazio é de 736 kg. Tem motorização Continental IO-360-D (de 6 cilindros horizontais opostos, de 210 HP). A velocidade máxima é de 130 KT e o alcance é de 950 km (512 MN).

Atualização: o acidente foi listado no painel SIPAER, de CENIPA, com tipificação de evento de “perda de controle no solo (LoC-G)” e “excursão de pista (RE)”.

Conforme súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo de Arapongas (SSOG), por volta de 18:50Z (15:50LT), para um vôo local, com três ocupantes, sendo dois passageiros e um piloto. Às 19:00Z (16:00LT), durante a corrida após o pouso, o avião saiu da pista pela lateral esquerda e capotou, ao passar sobre um terreno irregular. O avião sofreu danos substanciais, dois ocupantes tiveram ferimentos leves e um passageiro faleceu.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento