Neste inicia produção de SAF em sua refinaria de produtos renováveis ​​em Roterdã, na Holanda, em 13.04.25


No dia 09, a finlandesa produtora de combustível sustentável, líder mundial, Neste divulgou que iniciou a produção de SAF em sua refinaria de produtos renováveis ​​em Roterdã, na Holanda. A refinaria foi modificada para permitir que a Neste produza até 500.000 toneladas de SAF por ano. Como resultado, a capacidade global de produção de SAF da Neste aumentou para 1,5 milhões de toneladas por ano, cerca de 1,875 bilhões de litros por ano (resultando material de densidade de 0,80 kg/l, ou 0,80 t/m³, ou 800 kg/m³).
Além das recentes modificações na refinaria holandesa, a Neste está dando continuidade ao seu projeto estratégico de investimento em crescimento em Roterdã, que mais que dobrará a capacidade de produção da produtora na refinaria de Roterdã para 2,7 milhões de toneladas de produtos renováveis ​​anualmente, tornando a refinaria a maior unidade do mundo na produção de diesel renovável e SAF. Essa expansão, com conclusão prevista para 2027, aumentará a capacidade global de produção anual de combustíveis renováveis ​​da Neste para 6,8 milhões de toneladas, com a capacidade total de produção anual de SAF da Neste chegando a 2,2 milhões de toneladas.

“Está claro que precisamos continuar progredindo na mitigação das mudanças climáticas e no enfrentamento do impacto climático da aviação. A Neste está totalmente comprometida em apoiar seus clientes do setor de aviação na redução de suas emissões de gases de efeito estufa, e este marco reforça esse compromisso. Nossa capacidade de produção de SAF, agora também em Roterdã, nos permite contribuir significativamente para a implementação do Regulamento de Aviação ReFuelEU e obrigatoriedades associadas de SAF. Políticas como essas são cruciais para aumentar a produção e o uso de SAF, e precisamos manter nossas ambições e metas elevadas. Ao mesmo tempo, é necessário apoio e cooperação estreita em todo o ecossistema da aviação para acelerar a transição energética e as reduções de emissões relacionadas”, disse Heikki Malinen, presidente e CEO da Neste.

Além da refinaria de Roterdã, a Neste possui capacidade de produção de SAF em suas refinarias em Cingapura e Porvoo, na Finlândia.

Também no dia 09, a Neste anunciou que assinou uma nova linha de crédito rotativo multimoeda de 1,3 bilhões de Euros com um sindicato de 13 bancos de relacionamento. A nova linha refinancia a linha de crédito existente do Grupo, de 1,2 bi de Euros, datada de dezembro de 2019, e pode ser usada para fins corporativos gerais. A linha tem prazo de 5 anos, com duas opções de extensão de 1 ano, sujeitas à aprovação de cada credor.

Com capacidade nominal de 5,5 milhões de toneladas de energias renováveis, a Neste é líder mundial na produção de combustível de aviação sustentável e diesel renovável. A empresa refina combustíveis renováveis ​​em três continentes.

Em post no dia 09, o editor-sênior da mídia de aviação AIN Curt Epstein repercutiu o anúncio do início de produção de SAF pela Neste na sua refinaria de combustíveis renováveis de Roterdã.

Epstein observou que a planta estava passando por modificações para produzir SAF quando sofreu um incêndio, o que atrasou o cronograma. E escreveu que, agora concluídas, as melhorias permitem que a Neste produza até 165 milhões de galões (625 milhões de litros) de SAF por ano na unidade holandesa. Isso eleva sua capacidade global de produção de SAF para quase 500 milhões de galões por ano.

Epstein já divulga que outras expansões planejadas para a unidade de Roterdã estão programadas para serem concluídas em 2027. As futuras expansões planejadas mais que dobrarão a produção da unidade de diesel renovável e SAF para 900 milhões de galões por ano, tornando-a a maior refinaria de combustíveis renováveis ​​do mundo. Até lá, a Neste, também operando refinarias em Cingapura e Porvoo, na Finlândia, prevê que sua produção global ficará na faixa de 2,25 bilhões de galões anuais, dos quais 726 milhões (32,3%) serão de SAF. [EL]