NetJets encomenda quatro Global 8000, converte oito encomendas já feitas para jatos do modelo e atualizará seus “7500” em operação para “8000”, e torna-se a cliente de lançamento do último modelo Bombardier, em 30.11.22


A operadora de compartilhamento de aeronaves-vôo NetJets fez um pedido firme para quatro jatos executivos de cabine larga de ultralongo alcence Bombardier Global 8000, tornando-se a cliente de lançamento para a principal aeronave da fabricante canadense. O pedido está avaliado em US$ 312 milhões a preços de tabela de 2022.

Adicionalmente, a NetJets converterá oito pedidos existentes de aeronaves Bombardier para jatos Global 8000 e atualizará todos os seus Global 7500 já em operação pelo programa de conversão para Global 8000.

Eventualmente, a NetJets terá uma frota de 24 jatos executivos Global 8000.

“Com estoque esgotado até 2023 no EUA, continuamos a investir em expansão para possíveis proprietários na América do Norte e em todo o mundo”, disse o presidente de vendas, marketing e serviços da NetJets, Patrick Gallagher. “Na verdade, até o final de 2023, temos orgulho de compartilhar que nossa frota mundial será aproximadamente 30% maior do que no início de 2022”, acrescentou Gallagher.

A atualização dos aparelhos Global 7500 (para Global 8000) da NetJets ocorrerá assim que o modelo “8000” for certificado e a Bombardier emitir um Boletim de Serviço para a conversão, disse um porta-voz para mídia AIN, que divulgou a encomenda da NetJets.

O presidente e CEO da Bombardier, Eric Martel, comentou: “A nova aeronave Global 8000 é a solução definitiva para proprietários exigentes da NetJets, oferecendo uma experiência de aviação privada verdadeiramente perfeita. A experiência e o conhecimento da NetJets os tornam o parceiro ideal para liberar e explorar todo o potencial deste revolucionário jato executivo MACH 0,94 em um contexto de grande frota. Nosso valioso relacionamento continua a se fortalecer e estamos orgulhosos de compartilhar esse marco histórico juntos”.

O Global 8000 foi apresentado na agenda da feira da aviação executiva européia EBACE 2022, como um derivado do “7500” com alcance estendido de 8.000 MN.

O Global 8000 é um jato de alcance ultralongo com comprimento de fuselagem de 31,2 m., diâmetro de fuselagem de 2,8 m. e altura (empenagem) de 8,3 m.; a asa do modelo mede 31,7 m. com winglets. O Global 8000 é equipado com turbofan Passport, da General Electric, um motor projetado especificamente para grandes jatos executivos, com fluxo axial, com uma alta taxa de derivação (by-pass ratio) de 5,6:1 e uma taxa de compressão total de 45:1, com capacidade de empuxo (na decolagem) de 16.500 lbf. O Global 8000 tem uma velocidade de cruzeiro anunciada de 487 KT, um alcance anunciado de 7.900 MN e um teto de serviço de FL510.

Os pilotos do Global 8000 aproveitarão a cabine de comando, com a plataforma de vôo Bombardier Vision, dotada de tecnologia Fly-by-wire integrada. A suíte aviônica do “8000 apresenta” quatro telas de cristal líquido (LCD), HUD (Head-Up Display), sistema de visão sintética avançado (EVS – Enhanced Vision System) e sistema de visão sintética (SVS – Synthetic Vision Systems). A suíte tem recurso de planejamento gráfico de vôo e radar meteorológico MultiScan capaz de detectar cisalhamento do vento. O Global 8000 possui recursos de navegação baseada em desempenho (PBN) de ponta, como sistema de aumento de área expandido (WAAS – Wide Area Augmentation System), capacidade de navegação por satélite (RNAV) de ponta, com recurso de execução de aproximação por desempenho por localizador com guiagem de orientação vertical (LPV – Localizer Performance with Vertical). O modelo também é equipado com equipamento Controller Pilot Data Link Communication (CPDLC).

O amplo volume da cabine do Bombardier Global 8000 de 63,32 m³ acomoda confortavelmente um máximo de 19 passageiros mais quatro tripulantes. A cabine pode ser configurada em três zonas e oferece aos passageiros a melhor conectividade mundial do setor com a Internet durante o vôo videoconferência, alta velocidade para download e streaming em HD e latência extremamente baixa. [EL] – c/ fontes