Nextant Aerospace anuncia aprovação (em STC) do sistema de conectividade Starlink nos modelos Bombardier Global 5000/5500, em 01.12.24
No dia 26, a Nextant Aerospace, um ‘braço’ de engenharia aeronáutica da operadora de aeronaves compartilhamento Flexjet, divulgou que obtenção da certificação STC dos kits de instalação de conectividade embarcada Starlink nos modelos Global 5000/5500, da Bombardier, a sua crescente lista de kit por STC aprovado. O sistema pode ser instalado por meio de revendedores autorizados Starlink, que incluem os Centros de Serviços Bombardier em todo o mundo.
A nova certificação se soma ao portfólio em rápido crescimento de aprovações para alguns dos jatos executivos de cabine larga mais populares do mundo, incluindo as aeronaves da Bombardier Global Express, Global Express XRS, Global 6500/6000 e Global 7500 e da Gulfstream GIV, G450, G550 e G650.
Desenvolvido pela SpaceX, o sistema de conectividade Starlink permite que passageiros e tripulantes em vôo acessem internet de alta velocidade que espelha as melhores soluções de conectividade terrestres. Ao contrário da tecnologia legada, os passageiros de jatos particulares podem, pela primeira vez, esperar uma experiência de conectividade incrivelmente confiável e de alta velocidade desde o momento em que embarcam até o momento em que pousam, independentemente do segmento de voo, incluindo trechos de longo alcance sobre a água.
“Conectividade confiável de internet de alta velocidade para todas as fases do vôo foi um dos últimos desafios tecnológicos significativos que nossa indústria precisava resolver”, disse Jay Heublein, presidente da unidade de Suporte de Produto e Manutenção Global Flexjet.
“Reconhecemos desde o início que a tecnologia desenvolvida pela Starlink representava um passo evolutivo para a conectividade em vôo e, como indústria, poderíamos finalmente oferecer uma solução que fosse consistente com as expectativas de nossos proprietários. O feedback de cada pessoa que a experimenta tem sido nada menos que espetacular”, divulga a Nextant Aerospace.
A Starlink fornece internet de alta velocidade e baixa latência em todo o mundo, utilizando uma constelação avançada de mais de 6.000 satélites de órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit). A Starlink oferece cobertura mundial com velocidades de download de 40 a 220 Mbps e uploads de oito a 25 Mpbs; a latência do sistema é inferior a 99 milissegundos, de acordo com a SpaceX. Este sistema de última geração garante conectividade confiável em terra, água e áreas remotas. O sistema usa uma antena de arranjo-direcionamento faseado (PAA – phased-array antena), que não tem partes móveis e melhora drasticamente a confiabilidade geral do hardware em comparação com a tecnologia legada.
Uma antena PAA é um grupo de antenas que trabalham juntas para criar um único feixe direcional. As antenas são organizadas em uma grade e podem ser controladas eletronicamente para mudar a direção e o formato do feixe.
Os esforços de certificação agora mudaram para as categorias de aeronaves supermédias e médias.
A Nextant planeja lançar kits de instalação para as séries de aeronaves Bombardier Challenger 3500, 350 e 300, bem como a série de aeronaves EMBRAER Praetor no início do primeiro trimestre de 2025. Estes kits sucederão os kits de instalação certificados para as séries de aeronaves EMBRAER Phenom 100 e 300 no início do segundo trimestre de 2025.
Em março, a Nextant Aerospace anunciou a aprovação da FAA para seu o seu STC Starlink Inflight Connectivity para as séries de aeronaves Gulfstream G450 e G550. À época, a Nextant destacou que essa certificação acontecia logo após a aprovação do STC Starlink Connectivity e dos kits de instalação PMA para os modelos Global Express, Global XRS e Global 6000, da Bombardier, e G650, da Gulfstream. [EL]