Nextant obtém STC de sistema SATCOM Starlink, da SpaceX para Gulfstream G450 e G550, na sequência da aprovação do sistema Starlink Connectivity para os modelos Gulfstream G650 e Bombardier Global Express, Global XRS e Global 6000, em 22.03.24


A Nextant Aerospace anunciou no dia 19 que obteve Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para instalar o sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Starlink, da SpaceX, nos jatos executivos Gulfstream G450 e G550. A aprovação segue de perto a certificação em STC para o sistema Starlink Connectivity e kits de instalação PMA para os modelos Gulfstream G650 e Bombardier Global Express, Global XRS e Global 6000.

“Por muito tempo, as opções de conectividade em vôo disponíveis para os proprietários/operadores de aeronaves ficaram atrás das capacidades com as quais estão acostumados em seus escritórios e residências”, disse Tony Kurpely, vice-presidente sênior da Nextant Aerospace. “Estamos orgulhosos de sermos os primeiros a desenvolver e instalar a solução de internet de alta velocidade verdadeiramente confiável do [sistema] Starlink em um ambiente de jato executivo. E continuaremos a desenvolver e certificar os STC da Nextant Starlink Inflight Connectivity para cada vez mais tipos de aeronaves”, completou Kurpely.

De acordo com Nextant, a constelação SpaceX de mais de 5.000 satélites Starlink de órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit) fornece acesso a jatos executivos à cobertura global de internet de mais alta velocidade e baixa latência disponível atualmente. Os passageiros podem acessar facilmente o serviço com uma interface de um clique em seus dispositivos e acessar a internet assim que embarcam na aeronave, em vez de esperar até atingir uma determinada altitude, nem perderão o acesso à medida que a aeronave desce da altitude de cruzeiro.

Uma divisão de engenharia do grupo Flexjet, a Nextant informa que concebeu especificamente o Starlink para resolver problemas de confiabilidade que afetam os sistemas de comunicação antigos. O hardware apresenta uma antena do tipo Phased array (sistema de antena em fase) sem peças móveis, eliminando sua suscetibilidade a variações ambientais que podem afetar o desempenho em tecnologias mais antigas.

Na teoria de antenas, uma antena phased array geralmente significa um sistema/conjunto de antenas (de recepção e transmissão direcional) digitalizado eletronicamente, um conjunto controlado por computador que cria um feixe de ondas de rádio que pode ser direcionado eletronicamente para apontar em direções diferentes sem mover as antenas.
“Para complementar a abordagem intuitivamente simples do Starlink, projetamos cuidadosamente e certificamos kits de instalação de aeronaves que fornecem tudo o que é necessário para uma instalação Starlink em uma caixa, permitindo uma instalação simplificada”, acrescentou Kurpely. “Olhando para o futuro, continuaremos a ampliar o acesso Starlink aos proprietários de jatos executivos à medida que buscamos certificações FAA para tipos adicionais de aeronaves”, completou Kurpely. [EL]