No 1S23, na aviação geral de jatos e turboélices com registro no EUA, nove acidentes resultam 26 fatalidades, com sete acidentes sendo no transporte privado, em 08.07.23


Em artigo na AIN nesta quinta dia 06, Gordon Gilbert apresenta um levantamento de acidentes com fatalidades da aviação geral-executiva com aeronaves registradas no EUA no primeiro semestre findo neste ano.

Foram quatro acidentes fatais com jatos executivos registrados no EUA, sendo três com aeronaves em operação do transporte privado (pelo regulamento PART-91), com um total de nove mortes (2,25 mortes/acidente), versus nenhuma fatalidade neste nicho em todo o ano de 2022.

No 1S23, um acidente de jato executivo não-registrado no EUA de missão especial matou duas pessoas, versus seis fatalidades em acidente de um jato executivo não-registrado no EUA de fretamento aéreo no 1S22.

Nos quatro acidentes fatais com jatos executivos registrados no EUA, o primeiro aconteceu no dia 02 de janeiro, com um EMBRAER Phenom 300 durante decolagem do aeródromo de Provo, no Estado do Utah (EUA), em operação do transporte privado. Dos quatro ocupantes, o piloto faleceu, e os três passageiros se feriram. A decolagem foi em horário diurno, em condição IMC (com neve).

O segundo acidente envolveu um jato Bombardier Challenger 300 em vôo do transporte privado, no dia 03 de março. O uso incorreto de check-list pela tripulação em resposta a uma de múltiplas indicações de mensagens de falhas de EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System – sistema de alerta de tripulação e indicações de motor) precedeu uma repentina condição anormal de vôo resultando ferimentos graves a uma das passageiras, que acabou por falecer em hospital.

No dia 10 de maio, um Learjet 36A colidiu com mar na costa da Califórnia (EUA), em vôo de missão especial, após uma declaração de emergência da tripulação. Dois pilotos e um tripulante civis (da operadora também civil), os ocupantes do jato, faleceram. Pilotos de outro Learjet avistaram chamas de uma porta da seção traseira do jato (LJ36A) acidentado.

Despressurização ou falha de um outro sistema privando o piloto e seus três passageiros de oxigênio está sendo investigada como uma possível causa do acidente fatal com um Cessna Citation 560/Citation V, no dia 04 de junho, durante viagem do Tennessee para Islip, em Nova Iorque. O jato voou além do destino pretendido, fez uma curva inexplicável de 180 graus e continuou até a aparente exaustão de combustível, numa queda do FL340 em um mergulho numa espiral contra o solo, em ponto de terreno de floresta em montanha em Montebello, na Virginia, após quase duas horas de perda contato-comunicação e de não-responsividade do piloto a órgão de controle.

Em meio disso, em 15 de maio, um Learjet 35A civil registrado na Alemanha em uma missão de reboque de alvos para a Força Aérea Alemã acidentou-se durante decolagem matando os dois pilotos.

Cinco acidentes com turboélices registrados no EUA resultaram 17 fatalidades (3,4 mortes/acidente), no 1S23, versus 13 mortes em quatro acidentes (3,25 mortes/acidente) no 1S22. Oito destes acidentes foram com aeronaves do transporte privado (PART-91), com um acidente do transporte aeromédico (pelo regulamento PART-135 – de ruptura em vôo de um Pilatus PC-12, matando os cinco ocupantes, no dia 24 de fevereiro passado.

Em resumo, na combinação de acidentes fatais com jatos e turboélices registrados no EUA, foram nove (4+5) acidentes com 26 (9+17) fatalidades, uma taxa de 2,89 mortes/acidente. Dos nove acidentes, 7 (3+4) acidentes foram com aeronaves do transporte privado, respondendo por 77,8% dos acidentes. Os noves acidentes (e 26 fatalidades) se comparam a quatro acidentes (e 13 mortes) que aconteceram no 1S22.

Gilbert ainda aponta que excursão de pista é tipicamente o evento mais comum em ocorrência de aviões à turbina. No primeiro semestre deste ano, 39 ocorrências de 134 acidentes/incidentes em todo o mundo, ou seja 29,1%, envolvendo jatos executivos e turboélices, foram classificadas como eventos de excursão de pista. Essas ocorrências não causaram mortes, mas algumas resultaram em feridos e danos às aeronaves. [EL] – c/ fonte