No 1T22, Gulfstream tem atraso nas entregas mas vendas e serviços de aviação compensam, em 29.04.22


A receitas e o lucro da unidade aeroespacial da General Dynamics, composta pela Gulfstream Aerospace e Jet Aviation, subiram no primeiro trimestre do ano (1T22), uma vez que a maior receita da unidade de serviços mais do que compensou menos entregas de aeronaves.

As receitas da unidade aeroespacial no trimestre tiveram um aumento de 0,8% na base de comparação anual, para US$ 1,9 bilhão, enquanto o lucro cresceu 10,8%, para US$ 243 milhões.

A Gulfstream embarcou 25 aeronaves (sendo 21 jatos de cabine larga e quatro G280 de médio porte) no trimestre, abaixo em três aparelhos (11%) das 28 aeronaves entregues (sendo 25 de cabine larga e três jatos de médio porte G280) no mesmo período do ano passado.

Os jatos cabine larga tiveram uma redução de quatro entregas (16%), enquanto o G280 teve um aumento de uma entrega. Os jatos de cabine larga responderam por 84% das entregas no 1T22 contra 89% no 1T21.

Falando durante uma videoconferência de apresentação de resultado financeiro trimestral com investidores, nesta quarta dia 27, a presidente e CEO da General Dynamics, Phebe Novakovic, disse que a Gulfstream aumentará a produção nos próximos trimestres para atender às 124 entregas previstas neste ano – cinco unidades (4%) a mais do que no ano passado.

O crescimento da receita no negócio de serviços no primeiro trimestre tanto na Gulfstream quanto na Jet Aviation compensou a redução da entrega de aeronaves, observou Novakovic. “Em particular, a Jet Aviation teve um forte desempenho em seus FBO no EUA”, disse Novakovic, acrescentando que as sanções russas não afetaram as receitas nos locais dos centros de serviços da Jet Aviation e Gulfstream na Europa.

Enquanto isso, as vendas de aeronaves Gulfstream permanecem “fortes … especialmente no mercado do EUA”, segundo Novakovic, que discorreu sobre os mercados: “As vendas na Europa desaceleraram, mas a Europa Ocidental está melhorando, assim como a Ásia fora da China”.

No geral, a Gulfstream teve uma relação book-to-bill (relação encomenda : entrega/faturamento) de 2,1:1 no trimestre, e a carteira de pedidos da divisão aeroespacial aumentou para US$ 17,62 bilhões, acima dos US$ 11,93 bilhões do ano anterior, uma diferença de US$ 5,69 bi (47,7%). [EL] – c/ fontes