No EUA, Reliable Robotics encontra nova parceira em aeronaves para aviação geral automatizadas, a especialista em serviços de drone Vantis, da Dakota do Norte, em projeto utilizando aviões Cessna, em 18.03.22


A Reliable Robotics começou a trabalhar ao lado da Vantis, especialista em serviços de drones da Dakota do Norte, em seus esforços para avançar “operações repetitivas, escaláveis ​​e economicamente viáveis ​​de sistemas de aeronaves não tripuladas”. Através da parceria haverá um projeto incubador para testes e desenvolvimento de avião de modelo Cessna automatizado numa rede de BVLOS, de Beyond Visual Line-Of-Sight, tipo de operação em que um operador remotamente não consegue se manter com a aeronave remotamente pilotada dentro do seu alcance visual, mesmo com auxílio de observadores de RPA (aeronaves remotamente pilotadas).

A Reliable Robotics ganhou notoriedade com imagens de seus protótipos Cessna 172 e 208 pilotados remotamente, demonstrando a capacidade de modernizar aeronaves de aviação geral mais antigas e mais acessíveis.

O uso como um avião sem tripulação embarcada, de tamanho real, traz alguns requisitos operacionais que tornam a escala de testes mais exigente do que uma uma aeronave UAV (Unmanned Aerial Vehicle, ou Veículo Aéreo não-tripulado), do gênero VTOL, de menor porte.

A parceria com a Vantis fornecerá acesso a toda a rede de UAS do Estado da Dakota do Norte e alcance de testes, permitindo um processo de desenvolvimento muito mais eficaz para a frota de aeronaves da Reliable.

A Vantis recebeu mais de US$ 48 milhões em financiamento da legislatura de Dakota do Norte para construir uma rede estadual de UAS para uso comercial, criando o que está se mostrando cada vez mais uma das melhores regiões do mundo para pesquisa e desenvolvimento de drones. A rede de UAS fornecerá à Reliable Robotics uma ampla faixa de teste além da linha de visada visualmente, especialmente útil para suas aeronaves de alcance mais longos.

A administração do local de testes de UAS de Northern Plains (NPUASTS – North Plains UAS Test Site), da Vantis, disse que a parceria permitirá a operação de operações remotas em Dakota do Norte. Trevor Woods, diretor executivo do site, chamou a parceria de “emocionante e mutuamente benéfica”, reunindo duas grandes operações de UAS em uma escala não comumente vista na indústria jovem.

Robert Rose, CEO da Reliable Robotics, endossou a idéia, dizendo: “Temos um relacionamento de longa data com a NPUASTS e compartilhamos a visão de habilitar UAS e operações remotamente pilotadas em escala em toda Dakota do Norte”.

A marca Vantis deve se beneficiar da associação, divulgando seu nome como a principal base para o desenvolvimento de drones. “A Dakota do Norte investiu na criação e no desenvolvimento da Vantis para permitir vôos comerciais de UAS que são comuns e difundidos”, disse Jim Cieplak, gerente do programa da Vantis: “Nossa colaboração com a Reliable Robotics se desenvolverá em direção a esse objetivo e provará a viabilidade do Vantis em casos de operação comercial”. [EL] – c/ fontes