No EUA, Surf Air combina negócio com empresa SPE e anuncia que abrirá capital (IPO) para captar recursos para financiamento de projeto de aviação elétrica, e também adquire operadora aérea regional americana, em 19.05.22


A plataforma de reservas de vôos Surf Air Mobility (SAM) pretende abrir o capital depois de combinar seus negócios com a empresa de propósito específico Tuscan Holdings, as duas empresas divulgaram este fato nesta quarta dia 18.

A SAM espera que a abertura de capital resulte uma captação de cerca de US$ 467 milhões para financiar seu esforço de introduzir aeronaves elétricas em frotas de seus parceiros-operadores.

A operação IPO prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano foi anunciada apenas algumas semanas após a confirmação de que um plano anterior para a Surf Air de aquisição da fabricante Ampaire, desenvolvedora de powertrain (caixas de geração de energia) foi abandonado.

Os planos da SAM agora estão focados na conversão de aviões turboélice Cessna Grand Caravan em um sistema de propulsão híbrido-elétrico que está sendo desenvolvido pela MagniX em parceria com o especialista em modificações de fuselagem e integrador de sistemas AeroTec. A SAM divulgou que agora apoiará os esforços para trazer essa modificação ao mercado sob um STC que será de sua propriedade.

A SAM é uma empresa sediada na Califórnia/EUA. A MagniX é uma concorrente da Ampaire em sistema de propulsão híbrido-elétrico para aviação.

Em um acordo relacionado, a SAM adquirirá a cia. aérea regional americana Southern Airways, que opera uma frota de Grand Caravan, para expandir a rede Surf Air.

A SAM também anunciou nesta semana uma parceria com a Signature Aviation, com a rede FBO disponibilizando suas instalações e serviços, incluindo combustível de aviação sustentável, para vôos da Surf Air. A Signature também pretende desenvolver infraestrutura para recarregar futuras aeronaves elétricas sob esta colaboração. [EL] – c/ fontes