Nos noves primeiros meses do ano, melhora de nenhum acidente fatal com jato executivo de matrícula no EUA, ante cinco acidentes e 19 mortes no ano passado, e piora de seis acidentes fatais de turboélice registrado no EUA mataram 25 pessoas (4,17 morte/acidente), em comparação com sete acidentes e 16 mortes, no ano passado, em 04.10.22


A mídia de aviação AIN postou nota nesta terça dia 04 para divulgar que nenhum acidente fatal envolvendo jatos executivos de matrícula no EUA foi registrado nos primeiros nove meses do ano, de acordo com sua coleta preliminar de dados. No período do ano passado, foram registrados cinco acidentes fatais, com 19 perdas de vida (3,80 morte/acidente).

Quanto a acidentes não-fatais de jatos executivos de matrícula no EUA, a pesquisa da AIN apurou 16 ocorrências, ante 13 ocorrências no mesmo período (de 9 meses) do ano passado.

Quanto a acidentes fatais com jatos executivos de matrículas diversas, nos nove meses deste ano foram três ocorrências com 14 mortes (4,67 morte/acidente), em comparação com um único acidente e uma única morte no mesmo período de 2021, um aumento de duas ocorrências (200%) e de 13 mortes (1.300%) resultando aumento de índice morte/acidente de 317%. Estes três acidentes estão em investigação; um deles envolveu um Learjet 55C do transporte particular de matrícula venezuelana, em colisão contra o solo numa aproximação, matando todos os seis ocupantes, em 22 de junho, outro envolveu um Learjet 35A do transporte por fretamento aeromédico de matrícula argentina, em colisão contra o solo durante decolagem, matando todos os quatro ocupantes, em 01 de julho, e outro envolvendo Cessna Citation II/SP do transporte particular de matrícula austríaca, que mergulhou no mar Báltico, na costa da Letônia, matando todos os quatro ocupantes, em 04 de setembro.

No dia 22 de junho, por volta de 19:37LT, o jato executivo Learjet 55C de matrícula YV3304 (registro de produção sn 55-145, fabricação 1990, com motorização Garrett TFE731), com seis ocupantes (sendo quatro passageiros e dois pilotos) espatifou-se no solo durante circuito de tráfego para aproximação no Aeroporto Óscar Machado Zuloaga (SVCS), em Charallave, uma cidade da Venezuela localizada no Estado de Miranda e a capital do município de Cristóbal Rojas. O jato foi destruído e os seis ocupantes faleceram.

Nas primeiras informações, o jato procedia do Aeroporto de Puerto Cabello (SVPC), com destino de Charallave (SVCS), a 87 MN a leste-sudeste. Em elevação de 2.142 pés, o Aeroporto Óscar Machado Zuloaga (SVCS) tem pista (10/28) de 30 x 2.000 m. O jato cumpriu uma primeira aproximação para pista 10 e arremeteu. A tripulação declarou uma emergência reportando problemas com os reversores. Na sequência da arremetida, conforme dados do rastreamento do vôo do jato pelo sistema Flightradar24, o jato executou um circuito de tráfego pela direita para se posicionar para uma nova aproximação da pista 10. Ao curvar à direita da perna-base para interceptar a aproximação final, o jato continuou a curva, em descida, para seguir no rumo 110° antes de curvar novamente à direita em direção ao sul para até colidir com uma encosta arborizada.

No dia 01 de julho, por volta de 14:36LT (17:15Z), o jato Learjet 35A de matrícula LV-BPA (registro de produção sn 35-143, fabricação 1978, com motorização Garrett TFE731-2-2B), da operadora Flying América, espatifou-se em colisão com terreno (descampado) após rolamento extremo para esquerda iniciando a decolagem do Aeroporto Internacional Gobernador Ramón Trejo Noel, em Rio Grande (SAWE), no extremo sul da Argentina. O ponto da colisão é dentro do “sítio” aeroportuário. Os quatro ocupantes, dois pilotos e dois técnicos-médicos, faleceram. O jato foi destruído.

O jato havia partido, às 08:45LT, do Aeroporto de San Fernando (FDO/SADF), em um vôo de transporte médico para Rio Grande com escala no Aeroporto Comodoro Rivadavia (CRD/SAVC), a 790 MN a SW de San Fernando (SADF) e 480 MN ao norte de Rio Grande (SAWE). O vôo do acidente era o de retorno para base – San Fernando (FDO/SADF) -, a 1.225 MN a NE.

Imagens de vídeo de uma câmera no aeroporto mostram a aeronave rolando para a esquerda e descendo antes de colidir com o solo:
https://twitter.com/i/status/1543034610925322242

O Aeroporto Internacional Gobernador Ramón Trejo Noel, em Rio Grande (SAWE), está em elevação de 66 pés, com pista (08/26) de 45 x 2.000 m.

Boletins METAR, entre o horário do acidente, revelam que o tempo no aeroporto não tinha nebulosidade, o vento era norte fraco, a temperatura ambiente fria (entre 01º e 02ºC), Ponto de Orvalho de -01ºC e pressão atmosférica (QNH) de 998 hPa. Cerca de 15 minutos antes do acidente, o aeroporto sofrera visibilidade de apenas 500 m. por fumaça. A imagem da decolagem mostra uma condição compatível com o reporte posterior ao acidente – CAVOK (com visibilidade ilimitada, sem nuvens de significado operacional e sem fenômeno de tempo presente):

17:15Z (14:15LT): SAWE 011715Z 28005KT 500 FU NSC 01/M01 Q0998
18:00Z (15:00LT): SAWE 011800Z 30004KT CAVOK 02/M01 Q0998

No dia 04 de setembro, o jato executivo Cessna 551 Citation II/SP (C551) de matrícula (austríaca) OE-FGR (registro de produção sn 551-0021, com motorização Pratt & Whitney Canada JT15D-4, fabricação 1979), da empresa GG Rent, desapareceu em rota, sobre o mar Báltico, colidindo com o mar, após ultrapassar o destino, durante viagem entre Jerez/Aeroporto La Parra (XRY/LEJR), na Espanha, e Cologne-Bonn/Aeroporto Konrad Adenauer (CGN/EDDK), na Alemanha, uma distância (em rota direta) a nordeste de 1.020 MN (RM 030º).

A bordo estavam quatro ocupantes, sendo três passageiros e um piloto.

Nas primeiras informações, o jato partiu de Jerez (XRY/LEJR), na Espanha, às 12:56Z (14:56LT), com destino de Colone-Bonn (CGN/EDDK), ascendendo para nível de cruzeiro no FL360. Em rota, o jato executou diversas mudanças de proa, a última sendo registrada às 15:48Z, para proa de Colone-Bonn (CGN/EDDK). O jato seguiu no FL360 através dos espaços aéreos de Alemanha e Suécia, após ultrapassar o destino. Por primeiras informações, no sobrevôo do norte da França, em nível de cruzeiro FL360, o piloto teria reportado a órgão de controle de tráfego que estava tendo problemas com o sistema de pressurização do jato.

Órgãos de controle de tráfego aéreo não conseguiram contato com o piloto. A Força Aérea da Alemanha despachou um caça Panavia Tornado da Base Aérea Laage-Rostock-Laage às 16:15Z, para interceptação do Citation. O caça Panavia Tornado alcançou e acompanhou o Citation até às 16:50Z. A tripulação do caça não visualizou ninguém na cabine de comando do Citation.

Às 17:31Z (04h35m de vôo), o Citation começou a perder altura até entrar numa queda em espiral pela esquerda, em ponto na costa da Letônia. O ponto da queda está estimado a 4 milhas a noroeste de Ventspils, na Letônia, no mar Báltico.

Um helicóptero SAR da Suécia foi despachado para o ponto final do vôo e no sobrevôo a equipe avistou destroços e manchas de combustível na superfície do mar.

Ainda na pesquisa da AIN, nos primeiros nove meses deste ano, seis acidentes fatais de turboélice registrado no EUA mataram 25 pessoas (4,17 morte/acidente), em comparação com sete acidentes e 16 mortes (2,29 morte/acidente) no mesmo período do ano passado, um aumento de uma ocorrência (16,7%) e de 9 mortes (56,3%), resultando aumento de índice morte/acidente de 82%. Todos, exceto um, dos acidentes fatais de ambos os períodos comparáveis ​​ocorreram em operação do transporte particular, pelo regulamento PART-91. [EL] – c/ fontes