Nova fase das obras – com intervenções viárias para acesso – do Aeroporto Civil de Guarujá (SP) começa em agosto, em 04.08.25
Fonte: g1 – 27/07/2025
A terceira fase das obras de reestruturação das vias de acesso ao Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (ACMG), na Base Aérea de Santos (BAST)/SBST, no litoral de São Paulo, começam em agosto. Segundo a prefeitura, a intervenção contempla um trecho de aproximadamente 3 km que envolve a rua São Paulo e a avenida Presidente Castelo Branco, onde está a Base Aérea, localizada no distrito de Vicente de Carvalho.
A obra tem deve ser concluída nos primeiros meses de 2026, com investimento total de R$ 7 milhões. Os recursos são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADETUR), do Governo do Estado, com contrapartida do município.
As obras, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), incluem a retirada da estrutura do asfalto, guias e sarjetas antigas, instalação e pavimentação das novas estruturas, sinalização viária e drenagem para o solo, que busca aumentar a capacidade de absorção da água nas vias.
As melhorias viárias se estendem desde a via próxima à rodovia Cônego Domênico Rangoni até a entrada da Base Aérea, totalizando mais de 5 km nas três fases. Na segunda etapa, as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas foram reformadas.
Em abril de 2025, a primeira fase das obras “estruturais” foi concluída, abrangendo os seguintes serviços:
- finalização e cercamento da pista de taxiamento, pousos e decolagens, de 45 x 1.390 m.;
- obras nas pistas de táxi A, B e C, além da faixa de pista (de 300 x 1.510 m.);
- implantação do sistema de drenagem;
- instalação da cerca operacional; e,
- colocação de barreiras de proteção contra fauna.
Além das obras no acesso, outra construção necessária para o funcionamento dos serviços é o terminal de passageiros. De acordo com a administração municipal, o local segue em construção até o fim do ano. De caráter provisório, o espaço terá estrutura modular, composta por 21 peças e ocupará uma área de 302 m², podendo receber até 24 passageiros simultaneamente.
O início das operações do aeroporto está previsto para o primeiro semestre de 2026, sendo necessária a finalização do terminal de passageiros e a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), para análise da ANAC e DECEA.
Segundo a SEINFRA, o funcionamento do local depende de uma série de melhorias estruturais necessárias para receber com segurança a demanda de moradores e turistas.
