Novo adiamento na ativação da rede 5G Banda C no EUA: ‘debacle’ 5G continua, na avaliação de mídia de aviação Aero News Network, em 20.01.22


Em artigo postado nesta quarta dia 19 – “5G Debacle Continues … AT&T, Verizon Back Down Again” / ‘debacle’ 5G continua, AT&T e Verizon recuam novamente -, a mídia especializada Aero News Network postou o adiamento da ativação da rede 5G Banda C no EUA prevista para esta quarta dia 19, decidido pelas duas provedoras de telecomunicações.

Assimilando o advento e tratativas envolvidas para a implantação da rede 5G Banda C pela AT&T e Verizon como um “jogo do frango” que segue, o artigo divulga que, às vésperas da data de ativação, duas vezes adiada, as redes “piscaram” mais uma vez, com a AT&T à frente concordando no novo adiamento na implantação de certas torres perto de alguns aeroportos, com medida vindo após fortes indícios de que a ativação ininterrupta na data previamente acordada (19) resultaria em uma “cascata” de atrasos nos serviços de vôos das cias. aéreas. A mídia aponta que “exatamente quais áreas serão afetadas permanece desconhecida”.

Segundo o artigo, no início desta semana, executivos das cias. aéreas fizeram uma declaração conjunta “implorando” ao governo americano que adiasse mais uma vez a ativação da rede 5G Banda C, que resultaria “não apenas em centenas de milhares de cancelamentos e interrupções de voos para clientes em todo o setor em 2022, mas também na suspensão de vôos de carga para essas localidades, causando um efeito cascata negativo em uma cadeia de suprimentos já frágil”.

Em resposta a uma intensa discussão, em declarações aos meios de comunicação, a AT&T divulgou a decisão de interrupção da ativação de mais torres do que o planejado originalmente, ao lado de sua parceira no empreendimento, a Verizon, que divulgou sua decisão de “voluntariamente limitar [sua] rede 5G em torno de aeroportos”.

A mídia avalia um “ar palpável de frustração” em torno das duas operadoras de comunicação sem fio, a AT&T e a Verizon, já que as duas empresas passaram a maior parte de 2020 preparando suas redes para conectividade à internet de alta velocidade e alto desempenho, apenas para serem interrompidas na “11ª hora” várias vezes.

“Por nosso exclusivo critério, concordamos voluntariamente em adiar temporariamente a ativação de um número limitado de torres ao redor de pistas de certos aeroportos, enquanto continuamos trabalhando com a indústria da aviação e a FAA para fornecer mais informações sobre nossa implantação 5G, uma vez que eles não utilizaram os dois anos que tiveram para planejar com responsabilidade essa implantação”, registrou a AT&T a uma agência de notícias, na reprodução destacada no artigo da Aero News. [EL] – c/ fontes