Novo aeroporto de Sobral (CE) recebe primeiro vôo comercial, da Azul Conecta, na interligação com Fortaleza, em 28.02.23
Fonte: g1 – 27/02/2023
O novo Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho estreou a operação de vôos comerciais no início da manhã desta segunda (27), com o pouso da primeira aeronave no equipamento.
A chegada do avião da Azul, que operou o vôo com nove passageiros, procedente de Fortaleza, foi recepcionada pelo governador do Estado Elmano de Freitas, pelo prefeito Ivo Gomes, ao lado de secretários estaduais e autoridades municipais.
“Que nós possamos ter a possibilidade da Azul de colocar vôos que venham de São Paulo, venham de Brasília, venham de Recife. Acho que na medida que estamos mostrando a viabilidade econômica dos vôos há possibilidade que tenha o incremento de outras rotas, de vôos mais longos”, disse Elmano de Freitas.
“O aeroporto antigo era muito limitado a aviões de pequeno porte e esse já é um aeroporto que pode receber aviões de grande porte. O governo do Estado principalmente tem mecanismos para incentivar outras empresas que queiram ter linhas para cá e a própria Azul, que é a empresa que está inaugurando o aeroporto hoje, poder investir em voos para outras localidades” complementou Ivo Gomes.
A companhia Azul Conecta terá três vôos semanais para Sobral, às segundas, quartas e sextas-feiras. A empresa já operava vôos para Sobral mas até então operava no antigo terminal, Aeroporto Coronel Virgílio Távora.
O novo aeródromo – “Dr. Luciano de Arruda Coelho” (ICAO SN6L – CIAD CE0164) dista 102 MN a oeste de Fortaleza (SBFZ), e a 7,5 a nordeste do atual aeródromo (SNOB), que será desativado.
Conforme ROTAER, aeródromo público “Dr. Luciano de Arruda Coelho” (SN6L) está em altitude de 299 pés, com pista (10/28) de 30 x 1.800 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 46 e resistência de subleito alta, pressão admissível de pneus média (1,25 MPa < p ≤ 1,75 MPa, ou 181 psi < p ≤ 253 psi), para operação VFR diurna/noturna. O sistema de iluminação da pista conta com luzes de cabeceira e luzes laterais da pista (pouso/decolagem) ao seu longo cada 60 m. e luzes da taxiway. A pista é dotada de RESA, de 150 x 240 m. (RWY 10 e RWY 28). No momento, estão proibidas operações de pouso de aeronaves a jato. O aeródromo dispõe de farol rotativo e biruta iluminada.