Novo motor turboélice da GE Catalyst já atinge cerca da metade da campanha de certificação, em 23.05.22
A unidade Avio Aero, da GE Aviation, divulgou que seguiu com progresso na campanha de certificação do seu novo motor turboélice Catalyst, atingindo quase 50% dos testes de certificação, envolvendo mais de 800 horas. O motor alcançou mais de 3.000 horas de operações combinadas ao todo, informou a Avio Aero.
A fabricante informou também que montou 19 motores e entregou três motores em condições de vôo à Textron Aviation – o Catalyst equipará o novo monomotor Beechcraft Denali, da fabricante americana Textron Aviation, que também está em fase de certificação.
Em 25 de março, a Airbus anunciou que selecionou o Catalyst para seu novo veículo aéreo não tripulado Eurodrone.
O novo motor turboélice Catalyst fez seu primeiro vôo em 30 de setembro de 2021 a bordo de um avião-banco de testes King Air, a partir do aeroporto de Berlim. O motor instalado no protótipo do Denali voou pela primeira vez em 23 de novembro de 2021.
O Catalyst é um motor com novo projeto – um “clean design” – na faixa de potência de 850-1.600 SHP, baseado em tecnologias produzidas na Itália, República Tcheca, Alemanha e Polônia. É o primeiro projeto de motor turboélice comercial totalmente novo em mais de 50 anos, o primeiro projetado desenvolvido e fabricado na Europa e o primeiro turboélice feito com componentes impressos em 3D.
O motor está equipado com controle de motor e hélice FADEC, com grupo motopropulsor dotado de monocomando. O motor tem taxa de compressão 16:1, com consumo de combustível e emissão de carbono (CO2) 20% menor e com 10% a mais de potência em fase de vôo em cruzeiro comparativamente a motores do mesmo porte. O motor atingiu 41.000 pés em uma câmara de altitude.
O Catalyst dispõe da facilidade NLR – No-License Required – da regulamentação do EUA e não está sujeito ao regulamento de controle de exportação de controle de componente armamentista ITAR (International Traffic in Arms Regulation) pelo Departamento de Comércio dos EUA.
O motor é adequado para aplicações que incluem aplicações de transporte híbrido-elétrico ou elétrico e pode gerar mais de um megawatt de energia. Está passando por uma demonstração de capacidade para funcionamento com combustível de aviação sustentável (SAF), em ensaios nas células de teste avançadas localizadas em Praga, na República Tcheca, como como parte do acordo de colaboração entre a GE Aviation e a Universidade Técnica Tcheca, em Praga (ČVUT) com o objetivo declarado de funcionar com 100% SAF dentro dos próximos meses.
As tecnologias adotadas no projeto do Catalyst são incorporadas na iniciativa européia Clean Sky2 – uma parceria público/privada entre a Comissão Européia e a indústria aeronáutica européia para desenvolver inovações que aumentem significativamente o desempenho ambiental das aeronaves e reduzam as emissões. [EL] – c/ fontes