Novo nome à frente da SAC – Secretaria Nacional de Aviação Civil, em 14.08.25


Em nota no dia 12, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) anunciou a nomeação de Daniel Ramos Longo ser o chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Especialista em regulação da ANAC, Longo possui ampla trajetória no setor, com atuação destacada na estruturação de projetos de concessão de aeroportos federais e na formulação de políticas regulatórias. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e em Finanças e Administração pela Frankfurt School of Finance and Management (na Alemanha), o novo secretário também é especialista em controle externo da regulação pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao longo de sua carreira, Daniel Longo contribuiu diretamente para a modelagem e implementação de projetos de concessão que envolveram 39 aeroportos federais, além de ter liderado discussões técnicas sobre regulação econômica e políticas públicas voltadas à aviação civil. Antes de assumir o cargo de secretário, ocupava a Diretoria de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias da própria secretaria.

“Sinto-me honrado em receber essa missão, ciente de que avanços obtidos nos últimos anos acabam por projetar um trabalho desafiador a ser feito. Vamos dar continuidade às ações em desenvolvimento na SAC com olhar especial para programas que tenham como foco dotar de melhor infraestrutura nossos aeroportos, aumentar a conectividade nacional, apoiar as operações do setor aéreo e trazer mais brasileiros para o mercado da aviação”, afirmou Daniel Longo.

A nomeação de Longo como Secretário de Aviação Civil reforça o compromisso da pasta com a continuidade de políticas estruturantes voltadas à ampliação da conectividade aérea, modernização da infraestrutura aeroportuária e fortalecimento do setor como vetor de desenvolvimento regional.

Longo assumiu a SAC em sucessão e substituição de Tomé Monteiro da Franca, que foi nomeado novo Secretário Executivo do Ministério de Portos e Aeroportos.

Em nota no dia 12, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) oficializou a nomeação de Tomé Monteiro da Franca como novo secretário executivo da pasta, com publicação na edição do dia 11 do Diário Oficial da União (DOU).

Até então à frente da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Tomé tem sólida trajetória no setor público, com passagens por secretarias estaduais e municipais, além de experiência no Executivo, Legislativo e Judiciário. Formado em Direito e mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é pós-graduando em Gestão de Aeroportos e cursa MBA em Concessões e Parcerias Público-Privadas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Ao longo da carreira, Tomé ocupou cargos de liderança como secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, secretário de Saneamento do Recife e secretário executivo de Turismo do Estado de PE, além de recentemente ocupar o posto de secretário nacional de Aviação Civil, subordinado ao MPOR. No Congresso Nacional, atuou como assessor parlamentar no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. No Judiciário, chefiou a assessoria de desembargador federal no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). Também lecionou disciplinas como Direito Constitucional, Direito Ambiental e Processo Legislativo em instituições de ensino superior e na Escola Judiciária do TRT-6

Agora, como secretário executivo, Tomé destaca a importância de uma gestão articulada, moderna e comprometida com os princípios da boa governança. “Vamos trabalhar para dinamizar as ações do MPOR através de uma gestão transversal que busca uma atuação interministerial, como orientam o presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho. Temos o desafio de aprimorar programas e iniciativas voltadas aos setores portuário, aeroportuário e aquaviário que prezem pela inovação, utilização responsável de recursos públicos e seguindo uma agenda ESG”, destacou Tomé Franca.