Novo serviço de NOTAM da FAA entra na primeira fase de testes operacionais, para uma transição completa na primavera de 2026, em 15.10.25
A FAA lançou a primeira fase de seu novo sistema de NOTAM (Notice to Airmen – Aviso a Aviadores), colocando o setor da aviação no cronograma para uma transição completa da tecnologia antiga no final da primavera (americana) de 2026. Essa mudança é há muito solicitada pela comunidade de pilotos, especialmente após múltiplas falhas em larga escala.
“Construímos um serviço NOTAM totalmente novo do zero em tempo recorde”, disse o administrador da FAA, Bryan Bedford. “É resiliente, fácil de usar e escalável, e melhorará significativamente a segurança e a eficiência do espaço aéreo”, completou Bedford.
O anúncio é um grande passo à frente para um esforço que ganhou destaque após uma interrupção nacional em janeiro de 2023, que impediu a realização de mais de 11.000 vôos. Esse incidente, atribuído a um contratado que apagou arquivos críticos, foi a primeira parada do sistema nacional desde 2001.
Agora, a FAA afirma que o novo sistema será mais rápido, confiável e fácil de usar para pilotos e despachantes.
O novo sistema, denominado NMS – NOTAM Management Service (Serviço de Gerenciamento NOTAM), foi projetado para o mesmo conceito de fornecer alertas em tempo real sobre mudanças no espaço aéreo, desta vez sem falhas de informação tão frequentes. O NMS também foi projetado para melhor colaboração, troca de dados mais fluida e maior disponibilidade do que os antigos sistemas FNS – Federal NOTAM System (Sistema NOTAM Federal) e U.S. NOTAM System (Sistema NOTAM do EUA), a serem desativados. O novo NMS substituirá o Sistema NOTAM Federal e o Sistema NOTAM do EUA, que datam da década de 1980.
A agência planeja “aposentar” o Sistema NOTAM do EUA (NMS) até fevereiro de 2026 e o Sistema NOTAM Federal até o final da primavera, quando mais de 12.000 usuários migrarão totalmente para a nova plataforma.
O novo NMS é baseado em nuvem, escalável e desenvolvido para troca de dados quase em tempo real. O sistema também promete trazer uma interface mais limpa e moderna para facilitar a interpretação dos avisos, resolvendo uma reclamação constante (e justificada) de pilotos que afirmam que alertas críticos frequentemente ficam ocultos em formatos de texto desatualizados.
Durante esta primeira fase, que começou oficialmente em 29 de setembro, a FAA está testando o NMS com um grupo seleto de “pioneiros”, enquanto opera o NMS em conjunto com os sistemas antigos.
Os primeiros usuários já estão testando o software do NMS com a FAA pretendendo continuar a implementação em fases. Atualmente, o serviço de distribuição principal funciona em paralelo com o sistema antigo, permitindo tempo para testes e validação.
Em fevereiro de 2026, a FAA planeja desativar completamente o hardware do Sistema NOTAM dos EUA. Até o final da primavera do mesmo ano, todos os mais de 12.000 usuários globais de NOTAM serão migrados para o NMS e o FNS será desativado.
“Esta é a administração das promessas feitas e cumpridas”, acrescentou o Secretário de Transportes do EUA, Sean Duffy. “Estamos trazendo nosso sistema de aviação para o século XXI na velocidade da luz para aumentar a segurança em nossos céus”, completou Duffy. [EL]
