Novos recursos incorporados ao aplicativo de planejamento e assistência de navegação ForeFlight, em 01.11.23


Em post no dia 19 na página da mídia, o editor-chefe da AIN on line Matt Thurber divulgou os novos recursos incorporados ao aplicativo de planejamento e assistência de navegação ForeFlight. O artigo tem título “ForeFlight’s portfolio gains new features – Simpler purchasing and oceanic plotting have been added (ou, Portfólio da ForeFlight ganha novos recursos – direito de acesso mais simples e plotagem oceânica foram adicionadas).

Thurber escreveu que a ForeFlight adicionou uma variedade de melhorias ao seu aplicativo ForeFlight Mobile principal e à plataforma-web Dispatch que trazem novos benefícios de segurança para os pilotos e maior eficiência para departamentos de vôo e despachantes. Processos mais simples para compras de múltiplas licenças (acessos) e “autoajuda” mais fácil para adicionar e remover usuários estão entre as mudanças, juntamente com novos recursos de planejamento de alternados do Dispatch e rastreamento de frota em tempo real.

Para usuários do ForeFlight, o recurso de análise de pista continua a crescer, com uma lista ampliada de modelos de aviões agora capazes de usar os procedimentos de operação monomotor (EOP – Engine Out Procedure) do ForeFlight. “Passamos a marca de 80% e agora apoiamos uma grande porcentagem dos modelos atualmente ativos na frota de aviação executiva”, disse Sam Taylor, gerente de marketing de conteúdo da ForeFlight. Mais aviões são adicionados todos os meses, e o ForeFlight agora tem mais de 10.500 EOP em aeroportos em todo o mundo.

A análise da pista permite que os pilotos voem com a carga-paga máxima possível, ao mesmo tempo que atendem aos requisitos de terreno/relevo e de liberação/separação de obstáculos em caso de perda de um motor durante a fase de decolagem.

As companhias aéreas há muito usam EOP de análise de pista para permitir que os despachantes calculem o peso máximo de decolagem maior possível para pistas específicas, ao mesmo tempo em que atendem ao critério de subida mínima, ao comprimento disponível da pista, à liberação/separação de obstáculos e a outros requisitos.

No início deste ano, o ForeFlight começou a fornecer EOP na visualização 3D interativa do aplicativo, que permite aos usuários visualizar o EOP a partir de um “olho de pássaro” e de um ponto de vista móvel, em vez de apenas em um mapa 2D plano.

Fonte: ForeFlight – AIN on line

“É uma ótima maneira de visualizar o que o procedimento exige que você faça”, disse ”, disse Sam Taylor, gerente de marketing de conteúdo da ForeFlight.

Embora ainda não tenha suporte, o ForeFlight está trabalhando na adição de EOP ao mapa móvel, o que ajudará os pilotos a monitorar o progresso da manobra em uma situação real de um motor inoperante.

A nova solução de rastreamento de frota permitirá aos usuários do recurso Dispatch visualizar aeronaves com informações ADS-B não-bloqueadas ou rastrear aeronaves bloqueadas que fazem parte da frota do próprio usuário. Este recurso é uma parceria com o desenvolvedor dos sistemas de rastreamento RadarBox, AirNav Systems, e deve estar disponível logo após o evento da feira da aviação executiva americana pela NBAA, a BACE, que aconteceu em meados deste mês.

Alguns dos recursos de rastreamento de frota incluem sobreposição de informações meteorológicas e outras informações no mapa, informações de status de vôo e link para o Dispatch ao rastrear a aeronave do próprio usuário.

Thurber informou que o ForeFlight está adicionando plotagem oceânica aplicativo como um recurso opcional para o Navlog ativo que está disponível para assinantes do acesso Performance Plus. Os usuários podem planejar o vôo, selecionar aeroportos alternativos e pontos de controle equidistantes em tempo e, ao entrar em espaço aéreo sem cobertura radar (“não-radar”), anotar informações para cada correção e realizar verificações aproximadas de desvios de navegação. Após o vôo, os pilotos podem assinar (registrar) o gráfico (perfil) do vôo e salvá-lo, arquivá-lo e enviá-lo por e-mail em arquivo texto no formato .PDF.

“Ele se integra ao fluxo do plano de voo”, disse Taylor. “Isso vem sendo feito há muito tempo. [Plotting] tem sido um recurso muito solicitado, é o último pedaço de papel que nossos pilotos têm na cabine e elimina a necessidade de cartas na cabine. A Dispatch já possui recursos de planejamento oceânico há algum tempo, mas então os despachantes teriam que fornecer um plano de vôo aos pilotos e eles danificariam a carta em papel. Agora eles podem fazer isso em seus iPads”, explicou Taylor.

A ForeFlight também adicionou na plataforma um recurso de planejamento de contingência para o Dispatch, permitindo aos usuários adicionar aeroportos alternativos adequados que podem especificar para todo o vôo, configurados para uma aeronave específica.

“Isso ajuda as operadoras a selecionar para quais aeroportos poderiam desviar e que atendam a determinadas pistas, procedimentos e requisitos meteorológicos”, disse Kelsey Pittman, diretora de produto da ForeFlight, para completar: “Isso os ajuda a restringir possíveis soluções quando estiverem fora do alcance dos aeroportos mais próximos”.

Antes da disponibilização desse recurso, os usuários tinham que pesquisar aeroportos que atendessem aos critérios exigidos como aeroportos alternativos.

“O fluxo de trabalho era mais complicado”, disse Pittman. “Agora nós os ajudamos [os usuários] a fazer essa seleção. Ajudamos a restringi-la com base nos círculos da operação ETOPS [raio ETOPS] e uma rota que deve ser definida para garantir que esses aeroportos alternativos estejam dentro das capacidades da sua aeronave”, completou Pittman.

Outro novo recurso do Dispatch é um “formador” de política de combustível reserva. Em vez de ter que usar uma das 12 “políticas” de reserva de combustível (regras de autonomia) integradas do ForeFlight, os usuários podem definir as suas próprias “políticas” detalhadamente e depois usá-las em seus vôos. Ou os usuários podem modificar qualquer um dos aeródromos disponíveis por vôo.

Para facilitar o gerenciamento de licenças ForeFlight para vários usuários, a empresa-desenvolvedora da plataforma-app adicionou um recurso de autoatendimento, eliminando a necessidade da entrada em contato com um vendedor para compra de licenças para Dispatch, análise de pista, consultoria de combustível e outros produtos.

“Funciona para licenças específicas de aeronaves e licenças específicas de aplicativos”, disse Taylor. “Você pode comprar direto pela web e atribuir à aeronave, e é rateado até o final da assinatura. Isso cobre uma grande parte de nossas solicitações de suporte. Qualquer administrador de conta empresarial pode acessá-los”, Taylor completou. [EL] – c/ fonte