NTSB desativa “Most Wanted List” para ter “flexibilidade adicional” para defesa da segurança operacional no transporte, em 19.12.23


Depois de quase 35 anos de utilização, a Lista de Prioridades para a segurança operacional do transporte – Most Wanted List – do NTSB será desativada permanentemente no final do ano.

O NTSB criou a lista com atualização anual regularmente em 1990 para destacar a que o Conselho considerava as questões de segurança mais urgentes. Agora, o Conselho divulga que a desativação da “lista” trará “flexibilidade adicional” a sua defesa da segurança operacional no transporte.

“A Most Wanted List [Lista de Prioridades] serviu bem ao NTSB como uma ferramenta de defesa de direitos, especialmente nos dias anteriores às mídias sociais, mas nossos esforços de defesa de direitos devem avançar”, disse a presidente do NTSB, Jennifer Homendy. “Livre da estrutura de uma lista formal, o NTSB pode defender com mais agilidade as nossas recomendações e questões de segurança emergentes”, completou Homendy.

A “lista” atingiu inúmeras áreas de segurança da aviação, desde fadiga a distrações na cabine de comando, até incidentes de segurança operacional de perda de controle na aviação geral, pelo PART-91, e do transporte público não-regular (por demanda) regido pelo PART-135.

A lista mais recente, para a aviação, inclui sistemas de gestão de segurança em operações comerciais, gravadores resistentes a colisões e programas de monitoramento de dados de vôo. [EL] – c/ fontes