NTSB estabeleceu como causa de acidente CFIT contra elevação de um helicóptero EC135 em operação single pilot decisão imprópria do piloto de revisar Diário de bordo da aeronave durante a rota noturna em sobrevôo de região montanhosa, em 24.06.23
A desatenção de piloto durante vôo sobre uma região montanhosa foi citada pelo NTSB como o fator para um acidente de helicóptero aeromédico (evacuação médica) na Carolina do Norte (EUA) em 09 de março, no horário de 19:57LT.
O Airbus/Eurocopter EC135P2+ (matrícula N558MT / registro sn 1073) estava sendo operado pela Med-Trans como “Life Force 6” para a Erlanger Health System, com quatro ocupantes, transportando um paciente de Murphey/Centro Médico (5NC4) para Asheville/Hospital Mission (NC95), na Carolina do Norte, uma viagem para nordeste de 75 MN.
O paciente e a equipe médica (de dois membros) sofreram ferimentos leves relacionados ao acidente. O piloto (51 anos) não se feriu.
O piloto foi desligado da Med-Trans após o acidente.
De acordo com o NTSB, o piloto, antes do voo, determinou que o obstáculo mais alto em rota era de 6.100 pés com vários picos de 5.000 a 5.500 pés ao longo da rota. Além disso, observou que durante o vôo ocorreria o crepúsculo náutico ao final da tarde. O piloto ajustou o piloto-automático para 5.500 pés, para vôo em cruzeiro (nivelado). E então colocou os óculos de visão noturna que estavam em cima do Diário de bordo da aeronave, que estava no assento do copiloto (vazio). Enquanto mexia o Diário de bordo, o piloto decidiu verificar as horagens de vôo em relação a requisitos de manutenção. Durante esse tempo, notou o teto de nuvens baixando, reconfigurou o piloto-automático para altitude de 5.000 pés (com redução de 500 pés da altitude pré-selecionada) e novamente voltou-se para examinar o Diário de bordo. Na sequência do vôo, quando consultado pela enfermeira pelo estimado remanescente de vôo, o piloto voltou a olhar para ambiente externo da aeronave e viu que estava voando para árvores e iniciou uma manobra evasiva de subida, mas a cauda (tailboom) do helicóptero atingiu as árvores e o estabilizador vertical se separou. Posteriormente, o piloto realizou um pouso forçado numa estrada, com resultado de danos substanciais no helicóptero.
Para a investigação, o piloto não declarou problemas técnicos/mecânicos ou falhas com o helicóptero que teriam impedido a operação normal.
O NTSB estabeleceu a causa do acidente foi “a decisão imprópria do piloto de revisar um Diário de bordo da aeronave durante a rota, o que resultou um vôo controlado contra terreno”. [EL]