Número de transações de aeronaves executivas usadas aumenta no 2T24 e no 1S24, na comparação anual, mas com redução de preços, com o aumento de estoque, nos dados da Amstat, em 12.08.24
Conforme post de Kerry Lynch, editora da revista mensal AIN, no dia 08, as transações de aeronaves executivas usadas aumentaram 14% no segundo trimestre na comparação ano x ano (YoY) e estão 6% superior no primeiro semestre do ano, de acordo com a provedora e analista de dados de aviação executiva Amstat. No entanto, isso ocorre no momento em que os valores médios das aeronaves no mercado caíram 18% nos últimos 12 meses e 12% desde o início do ano, apontou a Amstat, citando um aumento no estoque disponível e uma redução na demanda.
Olhando para os jatos executivos usados, as transações no 2T24 aumentaram 15% em relação ao 2T23 e ficaram 9% acima da média de cinco anos. No primeiro semestre, as transações dos jatos executivos usados aumentaram 7%. Ao mesmo tempo, o estoque aumentou 23%, com 7% da frota ativa disponível.
A Amstat listou o Gulfstream G550 e G450, o EMBRAER Legacy 600 e o Bombardier Challenger 604 como líderes nas transações entre os modelos de jatos cabine larga. As transações aumentaram 27% nesta categoria no segundo trimestre, mas os valores caíram 15% e os estoques aumentaram 21%.
No segmento de jatos supermédios, os preços caíram ainda mais, em 21%, e os estoques aumentaram 40% no comparativo anual. No primeiro semestre, as transações de “supermédios” também apresentaram fortes ganhos de 24%. No segmento de jatos de médio porte, os modelos Hawker 800XP e 850XP lideraram as transações. Os valores médios neste segmento caíram 20%, os estoques aumentaram 16% e o número de transações aumentou 10% no segundo trimestre.
Os jatos leves tiveram queda de 21% nos valores, além de aumento nos estoques. Semelhante ao segmento de jatos médios, as transações de jatos leves aumentaram 10% no segundo trimestre.
Quanto aos turboélices, as transações aumentaram 11%, os estoques aumentaram 28% e os valores caíram 12%.
Enquanto isso, no setor de helicópteros, as transações de helicópteros monomotores com turbina aumentaram 11%, os estoques ainda estão abaixo da média de 10 anos e os preços pedidos aumentaram 5%. Os preços pedidos aumentaram 24% no comparativo anual para helicópteros de turbina multimotor, com o Agusta A109E e o Bell 212 liderando as transações. [EL] – c/ fonte