Número de vôo e horas voadas da aviação executiva na América do Norte aumentaram em 2021 superando 2020 e 2019, nos dados da Argus, em 16.02.22


Com um aumento no segundo semestre de 2021, a atividade aérea da aviação executiva na América do Norte ultrapassou os níveis de 2020 em 40,9% e eclipsou os resultados pré-pandemia em 2019 em 7,2%, de acordo com o relatório de retrospectiva anual 2021 da provedora Argus International – o 2021 Business Aviation Review.

“Terminamos 2020 dizendo que foi um ano diferente de tudo o que tínhamos antes e agora encerramos 2021 com o mesmo pensamento, mas de uma maneira dramaticamente diferente”, refletiu a Argus em sua visão geral de 2021 baseada nos dados do levantamento de vôo TraqPak, que rastreia vôos de aeronaves executivas em operação em regra IFR na América do Norte.

Embora a atividade de vôo tenha aumentado quase 41% na base de comparação anual (ano x ano), as horas de vôo também aumentaram 42,3% em relação a 2020 e 10,3% em relação a 2019. Esses ganhos ocorreram principalmente na segunda metade do ano.

Um janeiro e fevereiro (de 2021) lentos mantiveram a atividade de vôos no primeiro semestre abaixo de 1,2% em relação aos níveis de 2019, mesmo com alta de 42,8% em relação ao primeiro semestre de 2020, quando grande parte do mundo parou nos primeiros dias da pandemia. Em março (2021), no entanto, os vôos ultrapassaram os níveis de 2019 em um total de 19, divulga a Argus, observando que este foi o início de nove meses consecutivos excedendo a atividade de 2019.

As operações do transporte compartilhado tiveram o maior salto, com o número de vôos subindo 51% e 48,9% maior em horas de vôo, em 2021. A atividade do segmento do transporte pelo regulamento PART-135 (serviço público não-regular, por demanda) aumentou 44% e as horas voadas aumentaram 46,5% em relação aos níveis de 2020; já a categoria do transporte privado (PART-91) tiveram aumento de números de vôo e horas voadas de 35,4% e 37%, respectivamente. A Argus, no entanto, destaca para as operações do transporte privado (PART-91) “um trabalho em andamento”, observando que foi a única das três categorias a não exceder os níveis de 2019 para o ano.

Os jatos de cabine larga tiveram o maior aumento de atividade na base ano x ano, em termos de horas voadas, de 54,3%, enquanto os jatos de médio porte tiveram um aumento de 48,3% e os jatos leves um aumento de 41,4%.

Enquanto isso, os jatos de médio porte tiveram os maiores ganhos no número de voos, com alta de 50,3%, seguidos pelos jatos de cabine larga e leve, com alta de 49,9% e 41,6% em relação a 2020, respectivamente.

As operações de turboélices aumentaram no geral, mas ficaram atrás de suas contrapartes de jatos, com a atividade de vôo melhorando 28,1% e as horas voadas de 28,6%, em relação a 2020.

Olhando para o futuro, a Argus observa que “a aviação executiva, particularmente na América do Norte, está em pleno crescimento” e prevê que as horas voadas em 2022 superem os níveis de 2021 em 9,5%. Isso levaria o segmento além dos níveis de atividade de 2019 em 17,4%.

O mês de janeiro teve uma alta de 22%, e a Argus está projetando um aumento de 23,6% na base ano x ano para este mês (de fevereiro), e outro aumento, de 21,7%, em março, antecedendo um movimento de desaceleração gradualmente ao longo do restante do ano. [EL] – c/ fontes