Número mistos entre acidentes com jatos e turboélices da aviação geral no EUA entre 1S21 e 1S22, em 12.07.22


Levantamento da mídia AIN revelou que não houve nenhum acidente fatal envolvendo jatos executivos com registro no EUA nos primeiros seis meses de 2022. No mesmo período do ano passado, foram três acidentes fatais matando nove pessoas.

No primeiro semestre, no EUA, foram três acidentes não fatais a menos de jatos executivos registrados no EUA no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estatísticas preliminares coletadas pela AIN.

Houve um acidente fatal envolvendo um jato executivo não-registrado no EUA que matou seis no primeiro semestre, em comparação com um único acidente que matou um no mesmo período do ano passado.

O único acidente fatal com jato executivo não-registrado no EUA no primeiro semestre deste ano envolveu um Bombardier Learjet 55 registrado na Venezuela (matrícula YV3304, registro de produção sn 55-145, fabricação 1990, com motorização Garrett TFE731), em um vôo fretado, que caiu em uma encosta durante uma aproximação, matando os dois pilotos e quatro passageiros. O acidente foi no dia 22 de junho, por volta de 19:37LT, circuito de tráfego após arremetida para nova aproximação no Aeroporto Óscar Machado Zuloaga (SVCS), em Charallave, uma cidade da Venezuela localizada no Estado de Miranda e a capital do município de Cristóbal Rojas. A tripulação havia declarado uma emergência, relatando problemas com os reversores.

As investigações dos três acidentes fatais com jatos executivos (matando nove pessoas) no EUA no primeiro semestre de 2021 estão em andamento.

Em 09 de janeiro de 2021, por volta de 13:30LT, o piloto e único ocupantes de um Cessna Citation V (matrícula N3RB, registro de produção sn 560-0035, fabricação 1989, com motorização Pratt & Whitney Canada JT15D-5A), em um vôo pessoal (pelo regulamento PART-91) morreu depois que o jato despencou do FL 310 contra o solo, durante saída do Aeroporto de Troutdale (KTTD), no Oregon, com ponto da colisão a 23 km (12,4 MN) a SE de Pine Grove, no Oregon.  Informações preliminares do NTSB relataram que os registros da FAA não indicavam que o piloto possuía habilitação Tipo para o Citation 560.

Um Gulfstream GIV-SP de registro americano caiu na República Dominicana em 04 de maio de 2021, matando o piloto. Relatórios não confirmados dizem que o piloto era o único ocupante, mas as circunstâncias do acidente permanecem obscuras.

Em 29 de maio de 2021, por volta de 10:50LT, sete pessoas (seis passageiros e um piloto, todos os ocupantes) morreram quando um jato Cessna 501 Citation I/SP (matrícula N66BK, registro de produção sn 501-0254, fabricação 1982, com motorização Pratt & Whitney Canada JT15D-1B), em vôo do transporte privado (PART-91) caiu em um lago logo após a decolagem, durante saída do Aeroporto de Smyrna (KMQY), no Tennessee. Ao momento do acidente, o tempo no aeroporto era de céu fechado com Teto a 1.300 pés. 

As fatalidades de turboélices executivos registrados no EUA aumentaram em seis (85%) no primeiro semestre deste ano, em apenas um acidente (33%) adicional, no entanto. Treze pessoas perderam a vida em quatro (04) acidentes no primeiro semestre contra sete pessoas em três (03) acidentes nos primeiros seis meses do ano passado.

As investigações continuam em todos os sete acidentes fatais de turboélices registrados no EUA que ocorreram nos primeiros semestres de 2021 e 2022.

Em 13 de fevereiro de 2022, por volta de 10:20LT, o piloto e único ocupante morreu no acidente de decolagem de Olathe/Aeroporto Executivo Condado de Johnson (KOJC), no Kansas, de um Piper PA-46-500TP Malibu Meridian (matrícula N2445F, registro de produção sn 4697480, fabricação 2012, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-42A). Foi informado que o avião havia passado recentemente por Inspeção Anual e o piloto trasladaria o avião de volta para sua base de operações. Um plano de vôo de regra IFR foi apresentado para o vôo com destino do Aeroporto Internacional Sunport (KABQ), em Albuquerque, no Novo México.

Os dados de rastreamento de vôo mostraram que o avião iniciou decolagem na pista às 10:19:42LT, acelerou, atingindo uma velocidade de solo máxima de 80 KT até cerca de 2.250 pés (685 m.) da cabeceira (da longa pista de 4.097 pés/1.248 m.) O avião então derivou ligeiramente para a direita e diminuiu a velocidade antes recuperar posição para a esquerda. A velocidade com relação ao solo do avião continuou a diminuir ao longo do restante dos dados. A posição final registrada foi cerca de 100 pés (30,5 m.) a sudeste do ponto de impacto inicial. O avião colidiu com o solo na linha central da pista estendida cerca de 400 pés (122 m.) após o final da pista 36.

Na mesma data (13/02/22), por volta de 14:00LT, um piloto, seu filho e seis outros passageiros (POB 8) morreram quando o Pilatus PC-12/47E (matrícula N79NX, registro de produção sn 1709, fabricação 2017, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67P), de propriedade do piloto, caiu no Oceano Atlântico, na Carolina do Norte, a nordeste do Aeroporto Michael J Smith Field (KMRH), em Beaufort, durante chegada para este aeródromo. Sob controle de tráfego aéreo, sendo requerido de desvio de área condicionada ativa, o piloto teve comportamento errático na trajetória do vôo nos últimos instantes do vôo.

Em 28 de março, por volta de 12:50LT, três ocupantes (de cinco) morreram no acidente de um Beechcraft King Air C90A (matrícula N426EM, registro de produção sn LJ-1352, fabricação 1993, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A), em Temixco (México), durante aproximação para o aeroporto de Cuernavaca (MMCB), em elevação de 4.295 pés, colidindo com um galpão de imóvel comercial.

Em 03 de junho, por volta de 13:45LT, um Cessna 208B Supervan 900 (matrícula N7581F, registro de produção sn 208B0389, fabricação 1994, com remotorização Honeywell TPE331-12JR), de lançamento de paraquedista, caiu em um campo a cerca de 1/4 de milha (400 m.) da pista 25 do Aeroporto Municipal de Oceanside (KOKB), na Califórnia, durante aproximação. O avião tinha dois ocupantes – um piloto em treinamento foi fatalmente ferido e outro piloto ficou gravemente ferido. Em 24 de fevereiro, outro Cessna 208B Grand Caravan da mesma operadora caiu no mesmo local durante a aproximação da pista 25, ferindo gravemente os dois ocupantes. [EL] – c/ fontes