O prospecto da suíte aviônica Nexus do Dassault Falcon 10X, derivada do aprimoramento da suíte  Easy IV, da Dassault, baseada na plataforma Primus Epic, da Honeywell, em 05.06.24


Em post no dia 29, David Donald, colaborador da mídia AIN no Reino Unido, intitulado “EASy IV paves way for Dassault Falcon 10X’s Nexus avionics” (EASy IV abre caminho para a aviônica Nexus do Dassault Falcon 10X), escreveu que a respeito do projeto de aviônica do futuro jato executivo cabine larga Dassault Falcon 10X, com a suíte Nexus, discorrendo as capacidades da plataforma Primus Epic EASy IV, da Honeywell, consagrada na atual Família de jatos Falcon, que será base para a plataforma de vôo do “10X”.

Donald avalia que a plataforma de vôo EASy, da Dassault, é indiscutivelmente a mais avançada da atualidade. Baseada na plataforma Primus Epic, da Honeywell, com quatro grandes telas de informação de vôo Honeywell, a suíte aviônica EASy é um sistema digital intuitivo que foi introduzido pela primeira vez no Falcon 900EX em 2003, mas tem sido continuamente aprimorada para manter seu lugar na vanguarda com a atual iteração EASy IV, que equipa o recém Falcon 6X, além do Falcon 8X, e que em breve poderá estar disponível como uma atualização para modelos Falcon anteriores.

De acordo com Donald, o sistema EASy IV naturalmente fornece a base para a cabine de comando Nexus que será instalada no próximo Falcon 10X, embora o piloto de testes da Dassault, Philippe Duchateau, tenha dito para a AIN, durante a última e recente EBACE 2024 (feira da aviação executiva européia, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio), que será melhor, com mais recursos e opções.

Na sua forma original, a plataforma EASy foi revolucionária ao introduzir uma interface gráfica em vez da tradicional entrada de dados alfanuméricos. Um trackball para cada piloto é usado para direcionar um cursor pelas telas de informação multifuncionais centrais e sua própria tela de informação de vôo primária. Todas as informações e listas de verificação relevantes são mantidas no sistema e podem ser acessadas através de menus suspensos. Dados externos sensíveis temporais, tais como de meteorologia, podem ser solicitados e baixados rapidamente.

A plataforma EASy também recurso “window-able” – capacidade de informações em quadro – ou “janelas” de dados -, permitindo que os pilotos adaptem suas informações exibidas de acordo com sua preferência para a fase do vôo ou para uma tarefa em questão. Os planos de vôo podem ser programados através do sistema, e os existentes podem ser recuperados do sistema e alterados.

A atualização dos planos de vôo durante a operação pode ser realizada muito rapidamente. Um recurso útil é o menu “What if?” (E se?), que permite aos pilotos calcular em segundos as consequências – ‘ramificações’ – de alterações no plano de vôo. Por exemplo, o combustível restante à chegada ao destino após um aumento na velocidade de cruzeiro pode ser rapidamente calculado para verificação de ganho e viabilidade.

A plataforma EASy IV introduziu várias melhorias, incluindo computadores/processadores mais potentes. A definição em que exibições de mapas e cartas de aeroporto/aproximação podem ser visualizadas foi significativamente aprimorada.

Além disso, a incorporação da exibição de informações de tráfego na cabine (CDTI – Cockpit Display of Traffic Information) aumenta a consciência situacional em solo, mostrando veículos terrestres equipados com ADS-B, bem como outras aeronaves em taxiamento. A movimentação em solo em grandes aeroportos é ainda mais esclarecida pela designação de cada pista de táxi e rampa na exibição do mapa, com destaque de rota disponível com um “clique” no controle do trackball.

O sistema de alerta e conscientização de excursão de pista (ROASS – Runway Overrun Awareness and Alerting System) também é um recurso da plataforma EASy IV, processando constante e continuamente distâncias da pista (ao ponto de toque) e fornecendo alertas auditivos e visuais na tela de informação de vôo primária  e no HUD se o sistema detectar uma possibilidade de saída da pista (runway exccursion). Os fatores de pouso incluem diferentes coeficientes de atrito da pista, que podem ser rapidamente carregados no sistema após o recebimento das informações relevantes do controle de tráfego aéreo, incluindo condição de pista.

As cartas Jeppesen mantidas no sistema – atualizados a cada 28 dias no ciclo AIRAC – são as mais detalhadas e há uma exibição no modo noturno. As rotas (aerovias) transoceânicas ativas diárias podem ser facilmente carregadas e a plataforma EASy IV facilita a conexão de rotas (aerovias).

Apoiando o sistema EASy está a EFB baseada em dispositivo tablet, que pode hospedar outros aplicativos, como a ferramenta de otimização de consumo de combustível Falcon Ways. O EFB também hospeda a ferramenta Falcon Perf, que fornece a segunda fonte obrigatória para os principais cálculos de performance de decolagem e pouso.

Para a cabine de comando Nexus no Falcon 10X, a Dassault está introduzindo ainda mais melhorias. A maior diferença é uma mudança no controle por tela sensível ao toque, embora touchpads menores também serão fornecidos no console central porque a precisão do controle por toque nas telas pode ser afetada negativamente durante turbulência em vôo.

A plataforma Nexus contará com uma função de verificação do sistema na qual o próprio sistema analisa as informações feitas pelos pilotos. Um alerta é sinalizado pelo sistema se o sistema achar que encontrou uma entrada errada, exigindo ação da tripulação de vôo para anular ou manter a informação feitas pelos pilotos. Desta forma, a decisão final é sempre humana.

Além disso, a plataforma Nexus está migrando para uma arquitetura de mundo aberto que pode permitir o uso de mais aplicativos externos com o sistema, embora a integração total exija um trabalho detalhado com a Honeywell para garantir que não haja conflitos com as funções existentes. [EL] – c/ fonte