Obras de reabilitação da pista do “Salgado “Filho” avançando, no cronograma, para retomada inicial de vôos do transporte comercial em outubro – DECEA publica procedimentos de aproximação para pista reduzida, em 10.09.24


Em nota postada no dia 29 (agosto), a Fraport Brasil divulgou o andamento das obras de reabilitação no sítio aeroportuário, com a previsão de retomada dos vôos domésticos em 21 de outubro.

Na retomada dos vôos, atendendo os serviços domésticos do transporte comercial, a operação na pista reduzida (com 1.730 m.) terá uma capacidade de receber até 128 frequências diariamente. A pista em sua extensão completa (3.200 m.) deve ficar pronta até 16  de dezembro, quanto está prevista também a retomada de vôos internacionais.

Quanto às obras especificamente, dando seguimento à Fase 2, há trabalhos simultâneos de fresagem e recomposição de massa asfáltica. A intervenção na taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) e na taxiway “M4” já está finalizada. A fresagem da PPD (Pista de pouso e decolagem) e reparos de placas de concreto também foram concluídas no trecho que entrará em operação em 21 (de 1.700 m.). O próximo passo é a aplicação de massa asfáltica que já está em andamento nessa mesma área.

No dia 17 de agosto, foi finalizada a instalação da usina de asfalto que atua de forma automatizada, e já está em pleno funcionamento para a produção de asfalto.

Em nota no dia 02, o DECEA divulgou a publicação de duas novas cartas de aproximação para a cabeceira 11. As novas cartas de aproximação – VOR X e RNP X – foram elaboradas no dia 29 (agosto) em função de obras na área operacional do aeroporto, pois foi necessário o deslocamento temporário da cabeceira 11 em 1.470 m., configurando extensão operacional provisoriamente de 1.730 m. em meio às obras de recuperação (com recapeamento) de toda a pista danificada pela enchente e inundação (submersão). As duas novas cartas estão publicadas no ciclo AIRAC de 03/10/2024. A disponibilização antecipada destas duas cartas de aproximação (IAC) da pista 11 visa garantir que essas informações estejam disponíveis na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS) das aeronaves assim que o aeroporto (SBPA) for reaberto para a operação de asa fixa, com previsão para o dia 21 de outubro (21/10/2024).

Com os novos procedimentos de aproximação, as aeronaves poderão realizar aproximações mesmo com as mudanças temporárias na infraestrutura da pista.

 

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