Obras de reabilitação de pistas do Salgado Filho seguem no cronograma, em 19.08.24
Com nota do dia 13, a Fraport Brasil divulgou que as obras de obras de reabilitação do aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), avançam conforme o planejamento e cronograma apresentado ao Governo Federal.
“Estamos na fase 2 do planejamento, que iniciou em 13/07, e estamos avançando conforme o esperado”, afirma Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.
A nota informa que já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via numa faixa de pátio que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da taxiway “M4”, assim como a fresagem de 1.200 m. (de aproximadamente 2.300 m. que serão recuperados) da pista principal (pouso/decolagem) e da taxiway “F”.
Nesta semana está sendo realizada a fresagem da taxiway “D”.
Após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista.
Fresagem a frio consiste no corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico por meio de processo mecânico a frio. É realizada através de cortes por movimento rotativo contínuo, seguido de elevação do material fresado para caçamba do caminhão basculante. Os serviços abrangem o corte, desbaste, carga, transporte e descarga dos resíduos resultantes da operação de fresagem.
A fresagem deve produzir uma superfície de textura aparentemente uniforme, sobre a qual o rolamento do tráfego seja suave. A superfície deve ser isenta de saliências diferenciadas, sulcos contínuos e outras imperfeições de construção, quando o pavimento permitir.
A fresagem de pavimento tem como finalidade a remoção de pavimentos previamente ao recapeamento com novo revestimento asfáltico. É executada em áreas com ocorrência de remendos em mau estado, áreas adjacentes de rupturas plásticas e corrugações, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos.
A fresagem do pavimento aplica-se também na remoção revestimento betuminoso existente sobre o tabuleiro de obras de arte especiais, em áreas de intensa deterioração, regularização de pavimento de encontros, e como melhoria de coeficiente de atrito nas pistas em locais de alto índice de derrapagem.
A fresagem do pavimento é também a etapa preliminar para a reciclagem de pavimentos asfálticos. No processo a frio a fresagem é executada sem qualquer pré-aquecimento.
Entre os equipamentos necessários, o principal, a máquina fresadora deve ter as seguintes características, entre outras:
– capacidade mecânica e dimensões que permitam a execução da fresagem de maneira uniforme, com dispositivos que permitam graduar corretamente a profundidade de corte;
– possuir comando hidráulico que permita variações na espessura de fresagem, com uma largura mínima de 0,20 m. até a largura de 3,80 m.;
– capacidade de nivelamento automático e precisão de corte que permitam o controle de conformação da inclinação transversal para satisfazer o projeto geométrico; e,
– dispositivo que permita a remoção do material cortado simultaneamente à operação de fresagem, com a elevação do material removido na pista para a caçamba do caminhão basculante.
A nota da Fraport informa que, paralelo a este trabalho de fresagem e início de recapeamento, está sendo construída uma usina de asfalto dentro do aeródromo para dar mais celeridade ao processo de recuperação. Devido à estrutura geotécnica do terreno, são necessários diferentes tipos de asfalto de forma a compor a extensão da pista (pouso/decolagem), taxilane e taxiway.
“Para cada composição são feitos diferentes testes de resistência, para termos certeza que a receita está adequada para o local em que será aplicada”, explica Cássio.
Para dar celeridade às obras, a Fraport Brasil está trabalhando com duas usinas de asfalto – além da que está sendo construída no aeroporto, quatro pedreiras que fornecem os insumos e um fornecedor de ligante betuminoso (asfalto propriamente dito) que está trabalhando de forma exclusiva para esta obra.
Bastidores da obra de recuperação de pistas, incluindo vídeo do dia 07 como o gerente de planejamento lado ar, o engenheiro Diogenes Sartor, falando sobre os serviços de pavimento na pista de pouso e decolagem e na taxiway “F” – com vídeos da Fraport da sua página de mídia social Facebook: