Obras de recuperação do Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), em fase final, em 12.12.24


Em nota no dia 03, a Fraport  Brasil divulgou que, conforme planejado, a totalidade da pista de pouso e decolagem (PPD) do Aeroporto Salgado Filho (SBPA) – Porto Alegre Airport, em Porto Alegre (RS), com 3.200 m., será entregue no dia 16.

A etapa de pavimentação e de recolocação das diferentes camadas de asfalto já fora concluída. Nos próximos dias, seriam finalizadas as etapas de sinalização horizontal, sinalização vertical/balizamento e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea. O Grupo Especial de Inspeção em Vô (GEIV), unidade do DECEA, estava agendado para realizar as aferições dos equipamentos de auxílio nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem no dia 09. Essa era etapa final para homologação da pista e da cabeceira 11.

As taxiways (vias de acesso entre a pista e pátio de aeronaves) “A”, “B”, “J”, “C” e “P”, bem como a “K”, “H” e “L”, de acesso para a Aviação Geral, também serão entregues na data prevista.
A partir desta etapa, o aeroporto passará a oferecer 13 posições de estacionamento para aeronaves, além da ampliação do horário de funcionamento do aeródromo, que hoje (momentaneamente) é entre 08h e 22h, horário local, para operação 24h, todos os dias da semana. Essa expansão permitirá que as companhias aéreas, conforme planejamento e estratégia, ampliem o número de voos com origem e destino ao Porto Alegre Airport.

As subestações de energia, fortemente impactadas pelas águas, foram recuperadas e estarão 100% operacionais a partir do dia 16.

Desde o dia 21 de outubro, data da reabertura parcial das operações no Porto Alegre Airport, inúmeros avanços ocorreram no processo de recuperação. No último dia 27, o check-in doméstico retornou ao seu espaço original, oferecendo mais espaço e maior comodidade aos passageiros e trabalhadores.

A Fraport Brasil informa que seguirá realizando ações de melhoria na estrutura do aeroporto e terminal de passageiros, incluindo intervenções no pátio de aeronaves e vias de acesso.

Além da pista completa, a Fraport Brasil entregará, no dia 16, a área internacional, incluindo os espaços para operação das autoridades alfandegárias – estruturas e equipamentos para Polícia Federal, Receita Federal, VIGIAGRO e ANVISA – a sala de embarque e desembarque, o que permite a retomada dos vôos internacionais.

Previsto para dia 19, o primeiro vôo internacional será operado pela cia. aérea Copa Airlines. O vôo proveniente da Cidade do Panamá (PTY) tem chegada prevista às 0h20 do dia 19. A partida do vôo, saindo da capital gaúcha direto para PTY, está programada para a 01h25 da mesma data. Serão quatro frequências semanais operadas pela Copa, a partir desta data. No dia 02 de janeiro, serão retomados os vôos de Porto Alegre para Lima, no Peru, e no dia 03, para Santiago, no Chile; ambos os vôos, operados pela LATAM Airlines, terão 3 frequências semanais cada.

“Seguiremos trabalhando para que o Porto Alegre Airport seja reconhecido pelos passageiros e parceiros como um dos melhores do país. É o nosso compromisso com o Rio Grande do Sul e com o Brasil”, reforça Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.