Octans (ex-INPAER) marca presença na LABACE 2023 com exposição estática do monomotor a pistão Cygnus para ser certificado pela ANAC, em 14.08.23
A fabricante de aeronave Octans Aircraft marcou presença na feira de aviação executiva latino-americana LABACE, no Aeroporto de Congonhas (SP). Na LABACE 2023, a Octans expôs o protótipo do monomotor a pistão de cinco assentos Cygnus, que foi aplicado à ANAC para certificação.
A Octans esteve na LABACE 2019, apresentando o Cygnus, cujos testes de vôo foram iniciados no 2S2019, e prometera retornar à feira com os planos de certificação do Cygnus.
O protótipo sn 001 – com prefixo PT-ZOC – chegou ao Aeroporto de Congonhas (SBSP) para a LABACE 2023 voando procedendo da base da Octans em São João da Boa Vista (a 97 MN ao norte de São Paulo/SBSP), com dois pilotos. A viagem acrescentou mais tempo às 100 horas de teste de vôo já registradas pelo protótipo.
A Octans iniciou o processo de certificação da ANAC em dezembro de 2022 em um programa da agencia de aviação civil brasileira concebido para facilitar novos projetos e fabricante aeronáuticos brasileiros.
O projeto permanece semelhante à configuração do avião apresentada na LABACE 2019, com estrutura de alumínio, motorização a pistão Lycoming IO-540, de 300 HP, com hélice Hartzell tripá metálica. A velocidade de cruzeiro é de 160 KTAS e alcance de 960 MN.
O mercado-alvo do Cygnus é o agronegócio, onde a adequação do monomotor a pistas de piso não-preparado será fundamental.
A asa alta em balanço oferece aos passageiros uma visão desimpedida, bem como um perfil aerodinâmico mais limpo.
Serão oferecidos três estilos diferentes de acabamento interno, do simples – preferido pelos clientes agrícolas para os quais a aeronave foi projetada, segundo Marcos Vinicius, analista de qualidade da Octans – ao mais luxuoso, preferido por operador com vida mais centrada na cidade .
O protótipo na LABACE 2023 tem pintura em estilo grafite do protótipo é do artista Pespa, com os redemoinhos e ângulos resolvendo “Octans” no lado direito e “aeronaves” no lado esquerdo. O interior do Cygnus sn 001 é igualmente inusitado, pois possui acabamento em painéis de acrílico transparente que evidenciam a estrutura e a parte eletrônica do avião.
A Octans Aircraft é uma fabricante de aeronaves que atua em todas as suas fases, desde a elaboração do projeto até sua montagem final e entrega para os clientes. A Octans deriva de um projeto inicial constituído em 2002 da fabricante de aeronaves experimentais INPAER, que teve participação significativa nesse nicho do mercado brasileiro, com aproximadamente 240 aeronaves experimentais entregues.
Em 2013, a INPAER transferiu sua sede para a cidade de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, recebeu novos sócios e a partir de então, passou por um processo de transformação visando migrar para o mercado de aeronaves certificadas, no Brasil e exterior. Neste período foram investidos, até junho de 2019, em valores históricos, cerca de R$ 80 milhões, ou US$ 27 milhões. Seguindo sua estratégia de globalização, em 2017, houve a mudança de marca para Octans Aircraft Industrial Ltda. No momento, a Octans está prestes a lançar seu primeiro produto a ser certificado, o monomotor a pistão de cinco assentos Cygnus.
O modelo é um avião de asa alta cantilever (sem montante) e trem de pouso tricclo fixo (com triquilha comandável), de fuselagem com estrutura metálica-alumínio, de cinco assentos, com motorização a pistão Lycoming IO-540, de 300 HP, com hélice Hartzell tripá metálica. O avião tem dimensões de 9,40 m. de comprimento, 3,10 m. de altura e asa com envergadura de 12,20 m. A avião terá capacidade de operação com velocidade de cruzeiro de 160 KTAS, autonomia de 06 horas de vôo e alcance de 1.780 km (960 MN); o avião tem velocidade de estol de 60 KT. O avião terá aviônica digital Garmin com tecnologia touch screen. Será aprovado para operação VFR noturno e IFR diurno/noturno. O interior terá alta padrão de acabamento, com sistema de airbag e ar condicionado. No RAB, o protótipo sn 001 (PT-ZOC), como aeronave experimental, tem MTOW de 1.850 kg, capacidade para 4 passageiros (e um piloto) e autorização para operação VFR diurno. [EL]
http://www.octansaircraft.com/
https://www.youtube.com/watch?v=v9V3yt4S45U