ODA americana AeroMech emite STC para instalação de sistema de internet de alta velocidade Starlink em aeronaves King Air da série 200 até o modelo 360, em 26.03.24


No dia 18, a AeroMech Incorporated (de Everett, no Condado de Snohomish, no Estado de Washington/EUA) anunciou a emissão/obtenção de um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) para a instalação de internet de alta velocidade (por satélite) Starlink nas aeronaves Beechcraft King Air das séries 200 e 300.

A AeroMech Incorporated é uma ODA (Organization Designation Authorization – Autorização de Designação de Organização) de STC (Supplemental Type Certificate – Certificado Tipo Suplementar) pela FAA. O programa de Autorização de Designação de Organização foi estabelecido pela Instrução (Order) FAA 8100.15. A ODA, em conjunto com a FAA, concede autoridade de aeronavegabilidade designada a organizações ou empresas.

O STC foi aprovado pela AeroMech FAA STC ODA e inclui 17 variantes do modelo King Air, desde o desde o modelo 200 até o modelo 360.A subsidiária integral da AeroMech, a AMI Aviation Services, conduzirá instalações de sistema de alta velocidade Starlink para usuários finais em suas instalações em Orlando/Sanford (KSFB) e Nashville/Smyrna (KMQY) ou por meio de “Go team” (equipe destacada) remota.

A AeroMech/AMI também fornecerá os kits de instalação STC e PMA para qualquer instalador e/ou revendedor qualificado da Starlink.

As principais vantagens da solução de internet de alta velcidade (por satélite – SATCOM) Starlink da AeroMech incluem:
– conectividade de alta velocidade: operadores desfrutarão de acesso à internet no estilo “sala de estar” com os recursos de alta velocidade da Starlink para volume de dados de trabalho, entretenimento e comunicação durante vôo, com velocidades de download de até 220 Mbps e velocidades de upload de até 25 Mbps.
– cobertura global com confiabilidade incomparável: a rede Starlink opera quase 6.000 satélites em órbita terrestre de baixa altitude para garantir cobertura global, permitindo que as aeronaves mantenham consistentemente conectividade confiável, mesmo nas localizações geográficas mais remotas ou desafiadoras.
– baixa latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que os seus efeitos se tornam perceptíveis): com desempenho de baixa latência inferior a 100 ms (milissegundos), o sistema Starlink permite aplicações em tempo real, como videoconferência e feeds de vídeo em tempo real, proporcionando uma experiência de usuário incomparável.
– tempo mínimo de inatividade da aeronave: o sistema Starlink Aviation é um “sistema autônomo” que consiste em uma antena, fonte de alimentação, roteador e requer apenas entrada de energia para a aeronave. Sem a necessidade de acessar o ARINC ou qualquer sistema a bordo da aeronave, o tempo de inatividade da aeronave é minimizado.

“Quando a Starlink abordou a AeroMech pela primeira vez para ajudar na certificação do sistema Starlink em aeronaves, reconhecemos que esta era uma inovação disruptiva na aviação”, disse Anthony Wiederkehr, COO da AeroMech. “Estamos orgulhosos de ter o King Air como o primeiro modelo que certificamos. Com as diversas aplicações em que as aeronaves King Air são usadas, estamos entusiasmados em ver como as operadoras em todo o mundo utilizarão a capacidade inovadora da Starlink”, completou Wiederkehr.

A AeroMech Incorporated é uma empresa dinâmica de Autorização de Designação de Organização (ODA) em STC pela FAA que fornece serviços de engenharia, testes de vôo e certificação para sistemas Wi-Fi, RVSM e aviônicos para fabricantes, organizações de manutenção e operadoras  aéreas, e também clientes militares em todo o mundo. A AeroMech completou mais de 270 STC e 450 testes de vôo desde a sua criação em 1995.
www.aeromechinc.com

A AMI Aviation Services, LLC, uma subsidiária integral da AeroMech Incorporated, é uma organização de manutenção aprovada pela FAA (PART-145) que oferece instalações de sistema Wi-Fi, de aviônicos e atualizações de sistema RVSM em suas instalações de hangar no Aeroporto Internacional de Orlando/Sanford (KSFB), na Flórida, e em Smyrna (KMQY), nos arredores de Nashville, no Tennessee. A AMI também possui PMA – aprovação de fabricante de peças (PART-21), com especialização em projeto, fabricação e montagem de chicotes elétricos complexos de aeronaves, peças estruturais e outros componentes de kits de instalação para suportar atualizações de sistemas Wi-Fi, aviônicos e RVSM.

A Starlink oferece internet de alta velocidade e baixa latência para usuários em todo o mundo. Como a primeira e maior constelação de satélites do mundo em órbita de baixa altura, a Starlink oferece internet de banda larga capaz de suportar streaming, jogos online, videochamadas e muito mais. Starlink foi projetado e operado pela SpaceX. Como fornecedor líder mundial de serviços de lançamento, a SpaceX aproveita da sua profunda experiência tanto com naves espaciais como com operações em órbita para implementar o sistema de internet de banda larga mais avançado do mundo. [EL]

No Blog:
https://aib-el.com.br/ami-aviation-demonstra-king-air-200-com-sistema-satcom-starlink-da-spacex-em-24-03-24/