Operação da PF intercepta e apreende bimotor Seneca com 500 kg de carga de droga e armamento após pouso em área não aeronáutica em Coronel Sapucaia, no MS, na fronteira com o Paraguai, em 18.04.22


A Policia Federal, em ação conjunta com o esquadrão BOPE/MS, apreendeu na madrugada de sábado (16) grande quantidade de cocaína e armamento embarcada em um avião bimotor EMBRAER/Neiva Seneca, na região de Coronel Sapucaia, no MS, na divisa com o Paraguai, a 45 MN a sudeste-sul de Ponta Porã (MS).

A ação foi realizada após investigações da Polícia Federal constatarem que o avião – EMBRAER/Neiva EMB-810C Seneca II de matrícula PT-EGQ – faria o transporte de uma grande carga de entorpecente, o que levou as forças policiais a desencadearem a operação policial na madrugada. O avião foi identificado operando pouso em pista não-homologada e, após abordagem, o tripulante conseguiu decolar do local; após buscas, o avião foi localizado numa área de mata próxima à Coronel Sapucaia, abandonado, com os ocupantes tendo fugido e estando foragidos.
A droga e o armamento apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã/MS para as providências de Polícia Judiciária decorrentes. A carga (droga e armamento) pesaria cerca de 500 kg.

A ação integra a denominada Operação “Águia de Aço”, visa coibir o tráfico de internacional de armas e drogas na fronteira.

O avião é o aparelho EMBRAER/Neiva EMB-810C Seneca II (PA34) de matrícula PT-EGQ, registro de produção sn 810058, ano de fabricação 1976. O avião está registrado na categoria do transporte privado/Serviço Aéreo Especializado-AL/F (de aerolevantamento/fotográfico), sendo propriedade e operado por Pessoa Jurídica (uma empresa de construção civil), com último registro de compra/transferência em novembro de 2021. O avião está aprovado para capacidade de até três passageiros e MTOW de 2.073 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro deste ano e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.

Coronel Sapucaia, no MS, na divisa com o Paraguai, ladeando Capitan Bado, dista cerca de 175 MN a sul-sudoeste de Campo Grande, 75 MN a sudoeste de Dourados e 75 MN a oeste de Naviraí e  45 MN a sudeste-sul de Ponta Porã.

A localidade sulmatogrossense de Amambai dista a 20 MN a nordeste, e nesse município existem quatro aeródromos privados (“pista-fazenda”); o mais próximo é a Fazenda Sperafico (SIWB), a 6 MN a SW de Amambai e 14 MN a NE de Coronel Sapucaia, em elevação de 1.968 pés.

Esta área está na FIR Curitiba (SBCW), jurisdição do CINDCATA-II. E dentro da faixa ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) continental.