Operador americano de Cirrus SR-22 lança aplicativo auxiliar operadores privados com questões relacionados e situações decorrente de aeronaves fora de operação (AOG), em 10.01.22


Para pilotos e proprietários/operadores da aviação geral na condição de aeronave AOG (Aircraft on Ground), ie é fora de operação por problema técnico – e retidos em aeródromo fora de sua base, encontrar manutenção, peças ou um local para um parqueamento pode ser difícil. Pensando nisso, o proprietário de um Cirrus SR-22, Jay Locke, desenvolveu o aplicativo AOG Alerts (Alertas de AOG) para ajudar.

Pilotos e proprietários estão evitando o serviço do transporte comercial por cias. aéreas e usando seus aviões (da aviação geral) de alto desempenho para viajar mais do que nunca, mas ter um evento AOG durante a viagem é um transtorno e pode até ‘arruinar’ uma viagem.

Locke teve a ideia do aplicativo depois que o fórum baseado em mensagens que ele usava para se comunicar com outros proprietários de Cirrus perdeu atratividade e eficiência e difícil de ser encontrado por outros pilotos. “Não deveria haver um aplicativo centralizado?”, ele se perguntou, para responder: “alguém tem que fazer isso”.

Locke entrou em contato com outros proprietários de Cirrus para avaliar seu interesse em tal aplicativo e se eles o apoiariam financeiramente. Depois de levantar quase US$ 2.000, ele se conectou com outro proprietário de Cirrus, Goutham Sukumar, que também é desenvolvedor de software, e o resultado foi o lançamento do AOG Alerts.

“Eu lancei [a idéia] pensando que ninguém me apoiaria muito”, disse Locke, para emendar: “É gratificante ver uma ideia se tornar realidade”.

O aplicativo AOG Alerts não é apenas para pilotos com problemas técnicos, mas para qualquer coisa assunto decorrente de uma situação de AOG em que outros pilotos possam ajudar, incluindo recomendações para restaurantes e atrações locais, acomodações e até viagens de um aeroporto para a cidade (centro urbano) “Isso é mais [sobre] como podemos ajudar uns aos outros, ao invés de um tipo de chat geral de [fórum]”, disse Locke. “Trata-se de pilotos ajudando uns aos outros”.

O aplicativo é gratuito e está disponível para dispositivos iOS e Android. Os usuários podem se inscrever por tipo de aeronave, ingressar em até dois grupos de modelo de aeronave e escolher seu aeroporto de origem e uma distância preferida para receber alertas de outros participantes do aplicativo.

Os tópicos do aplicativo permanecem ativos por 30 dias, explicou Locke, porque “esta é mais uma solução por uma demanda ao invés do que o que era feito no passado. Se você deseja informações superprofundas sobre um número de peça, sua melhor aposta é um site de proprietário. Mas [com o AOG Alerts], uma pessoa em um local pode saber onde encontrar um. É um tipo de ferramenta de ajuda instantânea, que talvez seja mais leve em detalhes, pelo menos por enquanto, que fornece um público mais amplo com orientação geográfica”, explica Locke.

No início de janeiro, o número de usuários (inscritos) do aplicativo havia crescido para mais de 400, de acordo com Locke. “Isso é feito por voluntários”, disse ele. “Quanto mais inscrições, maior será a probabilidade de você obter ajuda. Nunca pretenderemos cobrar por isso”, completou Locke. [EL] – c/ fontes