Operadora aérea escocesa Loch Lomond Seaplanes assina Mou para avião elétrico anfíbio NOEMI, da start-up norueguesa Elfly, em 18.03.25

A operadora aérea escocesa Loch Lomond Seaplanes (LLS) anunciou planos para iniciar vôos regulares usando a nova aeronave anfíbia elétrica NOEMI (de 9 assentos), desenvolvida pela start-up norueguesa Elfly. No dia 17, a LLS e Elfly assinaram um memorando de entendimento (MoU) cobrindo pedidos provisórios para dois aviões NOEMI, além de opções para outros três.
Desde abril de 2004, a LLS opera o modelo Cessna 208 Caravan hidroavião em vôos pela Escócia a partir de sua base próxima ao cinco estrelas Cameron House Hotel nas margens do Loch Lomond – lago do oeste da Escócia, a sul das Highlands, integrando simultaneamente as regiões de Stirling, de Argyll e Bute e de West Dunbartonshire, situando-se aproximadamente a 23 km a norte de Glasgow.
A LLS pretende substituir o Cessna Caravan pelo NOEMI quando o modelo da Elfly entrar em serviço em 2030.O prospecto do NOEMI prevê um alcance de cerca de 200 km (108 MN, ou 125 SM) e uma velocidade de cruzeiro de 200 km/h (108 KT). De acordo com a Elfly e a LLS, o NOEMI pode vir fornecer conexões para comunidades costeiras no Reino Unido com um vôo de 45 minutos com alternativa conveniente para viagens de trem de 5 ou 6 horas, e desbloqueando o potencial econômico latente nas comunidades costeiras.
https://el-fly.no/electric-seaplanes/
A operadora aérea ainda não anunciou exatamente quais rotas seus serviços regulares cobrirão com o NOEMI.
A LLS foi fundada por seu diretor-gerente David West, que tem ampla experiência em gestão de companhias aéreas com a Cathay Pacific, British Midland e Euroair. West trabalhou com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido na introdução de novos regulamentos para dar suporte à introdução de hidroaviões maiores em rotas regulares. Ele também deu suporte a reguladores de segurança aérea na Índia e na Croácia.
A LLS registrou 24.000 horas de vôo comercial. A operadora já transportou quase 200.000 passageiros em vôos totalizando 1,9 milhões de milhas ao redor da Escócia, de sua base no Loch Lomond e no Parque Nacional Trossachs, que fica a cerca de 25 milhas a noroeste de Glasgow. A LLS é considerada uma das principais operadoras de hidroaviões do mundo.
“O hidroavião Noemi representa uma mistura perfeita de tradição e inovação”, comentou West. “Nossos passageiros há muito tempo apreciam a experiência de voar sobre as paisagens cênicas da Escócia e agora podemos oferecer essa experiência com um impacto ambiental drasticamente reduzido. Há uma enorme demanda por um hidroavião estilo barco voador, e um que não produza emissões é ainda melhor”, completou West.
Eric Lithun, fundador e CEO do Elfly Group, disse: “Esta é uma parceria fantástica com enorme potencial. David West é uma figura lendária na arena dos hidroaviões, cujos muitos anos de experiência em todo o mundo nos ajudarão a tornar o NOEMI a melhor aeronave possível para vôos de curta distância. Com sua experiência e nossa tecnologia, o futuro da aviação regional no Reino Unido é brilhante.
A Elfly, sediada em Bergen, também está buscando aplicações para o NOEMI (No Emissions) conectar comunidades costeiras em países como sua Noruega nativa. A fabricante visa certificar o hidroavião sob as regras de aeronavegabilidade CS-23, da EASA, que abrangem aeronaves de passageiros, para ser potencialmente estendido em tamanho para transportar 19 passageiros.
Em setembro passado, o Elfly Group anunciou uma nova parceria com a Nordic Seaplanes, da Dinamarca, para esta operadora dedicada de hidroaviões se tornar a primeira companhia aérea Noemi do mundo. Em 24 de setembro, a Nordic Seaplanes assinou um MoU para cinco aeronaves anfíbias NOEMI com uma opção para dez aeronaves adicionais, e concordou com uma colaboração mais ampla para explorar novos mercados costeiros além da Escandinávia. A equipe de operações da companhia aérea trabalhará em estreita colaboração com a Elfly, compartilhando sua experiência em operações aquáticas voando com hidroaviões de Havilland Twin Otter desde 2016. O valor esperado do pedido é de US$ 150 milhões, com entregas das aeronaves na próxima década.
Na ocasião da divulgação da assinatura do acordo, Ole Christiansen, chairman do Conselho e CEO da Nordic Seaplanes, disse: “Temos uma operação muito bem-sucedida com nossos Twin Otter, mas estamos animados para abraçar um futuro elétrico em 2030. Com o NOEMI da Elfly em uma configuração de 9 assentos, estamos fazendo um investimento em tecnologia limpa, sustentabilidade, o que garantirá nossos negócios no futuro, não apenas para a Dinamarca, mas também para expandir para outros mercados costeiros”.
Eric Lithun, fundador e CEO do Elfly Grou, disse: “Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Nordic Seaplanes. No início do nosso programa, dissemos que produziríamos e operaríamos a aeronave, estabelecendo nosso próprio COA [Certificado de Operador Aéreo]. No entanto, colaborar com este parceiro europeu bem posicionado, com sua riqueza de experiência operacional aqui e no exterior, faz muito sentido. Podemos aprender muito com eles sobre como operar em um ambiente desafiador e, juntos, pretendemos explorar os mercados de hidroaviões além da Escandinávia. O nascimento do hidroavião está chegando”. [EL]