Operadora de fretamento americana Vista America decide encerrar a operação dos modelos Cessna Citation Ultra e Citation X, e venderá esta frota, em 15.08.24


A Vista America, parceira operacional da operadora charter Vista Global Holding no EUA, está se desfazendo dos “modelos de aeronaves antigos” e, portanto, venderá suas frotas de jatos Cessna Citation Ultra e Citation X.

A Vista America foi lançada em 1º de novembro de 2023, e sua controladora possui participações minoritárias não controladoras nos quatro “parceiros operacionais” da empresa charter do EUA. A unidade americana inclui os fornecedores de fretamento e gerenciamento de aeronaves Jet Select, Red Wing Airplane, Western Air Charter e XOJet Aviation.

Com a decisão de venda de todos jatos Cessna Citation Ultra e Citation X, as quatro operadoras associadas atenderão os clientes com a frota principal restante de jatos Bombardier e Gulfstream, bem como Cessna Citation XLS.

“Esta decisão está alinhada com nosso objetivo de longo prazo de simplificar a frota e focar nas principais aeronaves Bombardier e Gulfstream das marcas Vista America”, disse o diretor comercial da Vista, Ian Moore. “Ao simplificar a frota global, poderemos concentrar-nos nas preferências dos nossos clientes e no nosso modelo de negócio. Continuaremos a oferecer capacidades para viagens mais curtas através da frota da aliança com segurança controlada. A nova estrutura trará maior eficiência operacional, o que acabará por beneficiar a experiência dos clientes”, explicou Moore.

Os pilotos da frota Citation Ultra e Citation X afetados pela desativação dos modelos, pela redução da frota, serão transferidos para outros modelos de aeronaves da Vista America. “Em relação à equipe, valorizamos todos os pilotos e, portanto, os afetados serão realocados às funções existentes disponíveis na frota dos membros do Vista”, disse um porta-voz da empresa para a mídia AIN, que noticiou a decisão dos modelos Cessna Citation, em post no dia 06 por Matt Thurber, editor-chefe da AIN. [EL] – c/ fonte