Operadora do Belize Tropic Air incorpora mais 3 aeronaves Cessna Grand Caravan EX, como mais um caso de aprimoramento de operações regionais de fretamento e carga na América Latina com o transportador monomotor turboélice , em 05.10.25
Em nota no dia 29, a Textron Aviation divulgou que recentemente três novas aeronaves Cessna Grand Caravan EX foram entregues à operadora regional Tropic Air, sediada em Belize. As aeronaves se juntaram à frota existente de aeronaves Grand Caravan da operadora latinoamericana, usadas para fornecer serviços de viagem e carga em Belize e mais Honduras e México. A frota da operadora.

Fundada em 1979 com a missão de desenvolver a indústria do turismo em Belize, a Tropic Air utiliza sua frota para oferecer oportunidades de viagens confiáveis e convenientes para clientes em toda a região.
“Seja para viagens de negócios, turismo ou operações de carga, o Cessna Grand Caravan EX está equipado para acessar terrenos diversos e pistas remotas em todo o mundo”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Textron. “O investimento contínuo da Tropic Air nessas aeronaves ressalta seu desempenho adaptável e conforto confiável — qualidades ideais para conectar comunidades e viajantes em toda a América Latina”, completou O’Bannion.
Este ano marca o 40º aniversário do primeiro vôo do Cessna Caravan, um marco significativo para o monomotor turboélice, que é celebrado como uma das aeronaves mais versáteis do setor. Mais de 3.100 aeronaves C208 – Caravan e Grand Caravan – foram entregues em todo o mundo, com certificação em 100 países e mais de 25 milhões de horas de vôo acumuladas em todo o mundo.
No 17 (set.), a Tropic Air divulgou o recebimento dos três aviões Cessna Grand Caravan EX, novos de fábrica, na frota, um marco que reflete tanto o crescimento quanto o compromisso com o futuro da aviação de Belize.
Conforme a nota, essas aeronaves fazem parte de uma renovação maior da frota, com cinco (5) aeronaves totalmente novas em um período de doze (12) meses, iniciada no ano passado (2024) com uma, e uma última aeronave programada para antes do final deste ano.
Em 18 de novembro de 2024, a Tropic Air anunciou o recebimento de um Cessna Grand Caravan EX, novos de fábrica, que recebeu a matrícula V3-HJA. À ocasião, este novo avião elevou a frota Caravan da Tropic Air para 15 aeronaves.
“A introdução dessas aeronaves reflete nosso compromisso contínuo em proporcionar uma experiência premium aos passageiros e um serviço confiável aos nossos clientes”, disse o CEO da Tropic Air, Maximillian Greif. “Acreditamos que temos a responsabilidade de impulsionar e apoiar o crescimento de Belize. Este investimento fortalece não apenas a nossa companhia aérea, mas também a indústria da aviação, o turismo e ajuda a criar novas oportunidades para o nosso país”, acrescentou Greif.
Com mais de 200 vôos diários, a Tropic Air conecta comunidades, famílias e visitantes em Belize e na região. Há quase cinco décadas, a cia. aérea se dedica a oferecer um serviço seguro e confiável, respaldado pelos mais altos padrões internacionais.
A introdução dessas novas aeronaves aumenta ainda mais a segurança, o conforto e a confiabilidade para os passageiros, ao mesmo tempo em que reforça o papel da Tropic como a Companhia Aérea de Belize — a única companhia aérea do país a possuir a prestigiosa Certificação de Segurança da IATA e uma ponte confiável entre pessoas, lugares e oportunidades.
Essa conquista também representa um avanço significativo para o setor de aviação de Belize. Aeronaves novas de fábrica são raras na região, e sua chegada reflete a força da principal companhia aérea do país e a promessa de crescimento contínuo de Belize como um destino turístico de classe mundial.
Essas novas aeronaves também fortalecerão a capacidade da Tropic Air de atender comunidades em Belize, proporcionando conectividade vital para negócios, turismo e vida familiar. Também representam um passo importante na jornada de sustentabilidade, oferecendo tecnologia moderna que permite maior eficiência, redução do impacto ambiental e resiliência operacional a longo prazo.
Também, essas aeronaves são uma prova de dedicação à inovação, resiliência e progresso.
A Tropic Air promove que acredita que cada vôo conta uma história de oportunidade, de conexão, de Belize. Ao renovar e expandir a frota, não apenas reafirmamos nossa promessa de manter os mais altos padrões de segurança, serviço e sustentabilidade, mas também garantimos que Belize continue a se destacar no cenário global.
Belize é um país situado na costa nordeste da América Central. Faz fronteira com o México a norte, com o Mar das Caraíbas a leste e com a Guatemala a oeste e sul. Também partilha uma fronteira marítima com as Honduras a sudeste. Belize é membro da Comunidade das Caraíbas e é considerado parte da região caribenha e das históricas Índias Ocidentais Britânicas. A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na incorporação de empresas offshore, na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird. [EL]
