Operadora Nakanihon Air recebe o primeiro P180 AVANTI EVO do Japão, em 13.02.26


Em nota no dia 28 (jan.), a Piaggio Aerospace divulgou que a operadora aérea japonesa Nakanihon Air recebeu seu primeiro P180 AVANTI EVO.  Com a entrega, a Nakanihon Air se torna a primeira operadora do P180 AVANTI no Japão.

A aeronave pousou no Aeroporto de Nagoya em 16 de janeiro, após seu vôo de entrega a partir de Gênova Itália, sobrevoando os céus da Grécia, Egito, Arábia Saudita, Omã, Índia e Vietnã. Simultaneamente, o Departamento de Aviação Civil do Japão (JCAB) reconheceu o Certificado de Tipo P180 AVANTI EVO para o mercado japonês.

Com a entrega, tornando-se a primeira operadora do P180 AVANTI no Japão, a Nakanihon Air se refletiu o seu compromisso de cia. aérea com a modernização da frota e a expansão de seus serviços. A Nakanihon Air opera uma frota de 57 helicópteros e 7 aviões para missões de vôos fretados, transporte, serviços médicos de emergência e levantamentos aéreos. A Nakanihon Air liderou o desenvolvimento do conceito de “ambulância aérea” no Japão há mais de 30 anos e é hoje uma das maiores operadoras aeromédicas do país. O desempenho e a eficiência do AVANTI EVO apoiarão a empresa na expansão de seus serviços para áreas remotas e de difícil acesso no Japão.

“Estamos particularmente entusiasmados com a operação do P180 AVANTI no Japão. O AVANTI já está em serviço com diversas companhias aéreas, operando-o em várias funções, o que destaca a versatilidade da aeronave em missões especiais”, disse Giovanni Tomassini, CEO da Piaggio Aerospace. Ao falar sobre a entrega, o Tomassini, disse: “Em apenas três meses, o AVANTI EVO entrou em dois novos mercados – primeiro com a venda de duas aeronaves para um cliente na Turquia e agora com a entrega de uma aeronave para o Japão. Ambos os marcos confirmam a forte demanda internacional contínua pela aeronave, e planejamos aumentar a produção para 25 a 30 unidades por ano”.

Em 15 de outubro passado, a Piaggio Aerospace garantiu uma nova encomenda de duas aeronaves P180 AVANTI EVO de uma empresa turca, as primeiras a serem vendidas na Turquia, para operação com configuração de transporte executivo e aeromédico, refletindo a crescente demanda por plataformas multifuncionais na aviação regional. O acordo, anunciado na feira aeronáutica da aviação executiva americana anual NBAA-BACE (em Las Vegas, no Nevada), e, segundo a fabricante, confirmou o contínuo apelo da combinação única de velocidade, eficiência e flexibilidade operacional do AVANTI EVO.

Antes, em 04 de setembro, a Piaggio Aerospace anunciou a assinatura de um novo contrato com a Guardia di Finanza (Polícia da Receita Italiana) para a aquisição de uma aeronave P180 AVANTI EVO, incluindo suporte logístico inicial e a opção de unidades e/ou suprimentos adicionais. A nova aeronave ampliará a frota existente, que já conta com dois P180 AVANTI II, aumentando as capacidades de transporte tático e a prontidão operacional.

Como a terceira geração da plataforma P180, o AVANTI EVO oferece maior desempenho, maior eficiência e conforto superior.
Projetado para missões comerciais e especiais, o EVO pode transportar até 7 passageiros a uma velocidade máxima de cruzeiro de 382 KT (707 km/h), com um alcance de 1.590 MN (2.944 km) e um teto de serviço de até 41.000 pés (12.500 m.). O consumo de combustível é 40% menor do que o de jatos da mesma classe, tornando-o ideal para transporte executivo, operações aeromédicas e outras funções específicas. [EL].