OpsGroup alerta casos de sinais espúrios/falsos de satélites para navegação desta vez em vários locais no Mediterrâneo oriental, no Egito, Israel e na proximidade de Amã, na Jordânia, em 29.10.23


Post da editora da mídia AIN on line Kerry Lynch no dia 24 – “GPS spoofing falsely pointing to Tel Aviv”  – informa que o OpsGroup está alertando mais uma vez sobre casos de sinais espúrios/falsos de satélites para navegação desta vez em vários locais no Mediterrâneo oriental, no Egito, e na aproximação de Amã, na Jordânia.

Nestes novos casos, aeronaves tiveram indicação de posição errada do sobrevôo do Aeroporto Internacional Ben Gurion (LLBG), em Tel Aviv, em Israel, embora estivessem a 212 MN de distância da área.

fonte: OpsGroup – AIN on line

De acordo com o último aviso do OpsGroup, os sinais de satélites falsos ocorreram mais recentemente ao longo da FIR de Nicósia e da FIR de Amã.

Os reportes de sinais falsos de satélite, e informação de posição errada pela navegação satelital, surgem poucas semanas depois do OpsGroup (especialista em operações e segurança-seguridade) ter alertado sobre sinais de satélites falsos reportados por quase duas dúzias de aeronaves voando ao longo da aerovia (superior) UM688 no Iraque, ao longo da fronteira iraniana. Em muitos desses casos, as aeronaves perderam capacidades de navegação e acabaram a km da rota pretendida.

“A indústria parece ainda estar enfrentando o problema. Nenhuma orientação operacional útil foi emitida até o momento pela [autoridade de aviação civil] FAA e EASA ou qualquer uma das fabricantes”, divulgou o OpsGroup ao divulgar os eventos na noite do dia 23.

O OpsGroup forneceu exemplos de relatórios, incluindo um Boeing 777 com destino a sudeste da fronteira FIR Nicósia/Cairo que recebeu informações de posicionamento de que estava sobre o Aeroporto Internacional Ben Gurion (LLBG), em Tel Aviv, em Israel, por um período de 30 minutos, embora a aeronave estivesse a 137 MN (253 km) de distância. Da mesma forma, um Airbus A330 em direção ao sul, a cerca de 30 MN do VOR do Cairo, tinha informações de posição adequadas, mas um mapa em movimento mostrava a aeronave sobre LLBG enquanto aeronave estava a 212 MN (393 km) do aeroporto.

Além disso, a tripulação de um jato executivo Bombardier Challenger 35, durante uma aproximação RNP em Amã, na Jordânia – Aeroporto Internacional Queen Alia (OJAI) -, reportou: “Muita interferência, como sempre. A falsificação era nova para nós. Todos os sistemas, incluindo o IRS, estavam confusos quanto à localização”, reproduziu reporte o OpsGroup, com complemento.

O OpsGroupo divulga: “Por favor, informe as suas tripulações que voam na região do Médio Oriente e do Mediterrâneo sobre estes eventos de GPS, que podem ter um impacto repentino e grave na capacidade de navegação”, no alerta da organização. [EL] – c/ fonte