Organização ambiental do Reino Unido pedindo do governo taxação em vôos fretados do transporte executivo, em 31.12.22
A organização CfBT – Campaign for Better Transport (Campanha por um Transporte Melhor) está pedindo ao governo do Reino Unido que imponha um aumento de dez vezes no imposto de passagem aérea (APD – Air Passenger Duty) para vôos fretados privados. Adicionalmente, a organização por transporte pró-ambiental também quer que a aviação executiva perca sua atual isenção do imposto sobre valor agregado (IVA) de 20% do país, para cobrança por movimentação de aeronave, independente de duração de vôo.
A partir de abril de 2023, as taxas APD do Reino Unido para aeronaves executivas operadas comercialmente terão valor de £ 78 (US$ 94) para vôos de até 2.000 milhas a £ 601 (US$ 721) para vôos com mais de 5.500 milhas.
Em um comunicado emitido em 30 de dezembro, a CfBT requer um aumento da taxa APD para os valores de para £ 780 (US$ 940) e £ 6.010 (US$ 7.210), respectivamente, sustentando que esse “super imposto APD” poderia arrecadar cerca de £ 1,4 bilhões anualmente, para apoiar o investimento em transporte público terrestre. A organização também afirmou que a aplicação do IVA para cada movimento de aeronave aumentaria entre £ 79 milhões e £ 623 milhões por ano.
“Os jatos particulares são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e são privilégio dos super-ricos”, disse o diretor de relações externas da CfBT, Norman Baker. “Achamos que já é hora desses indivíduos começarem a pagar pelos danos causados por seus vôos e os recursos usados para ajudar a melhorar o transporte público em todo o país”, emendou Baker.
A organização sustenta que os jatos particulares são entre 5 e 14 vezes mais poluentes do que os vôos comerciais e 50 vezes mais poluentes do que os trens. Ele também argumenta que o Reino Unido é responsável por 19% das emissões de jatos particulares na Europa.
A BBGAA – British Business and General Aviation Association (Associação da Aviação Geral e Executiva Britânica) está sendo acionada para se manifestar.
Ao longo de 2022, grupos ambientalistas intensificaram campanhas para aumentar os impostos sobre a aviação privada e, em alguns casos, proibir vôos curtos. [EL] – c/ fontes