Organização de manutenção aeronáutica americana-californiana Thornton Aviation conclui sua primeira instalação do sistema de comunicação via satélite em órbita baixa altitude (LEO) Gogo Galileo HDX em um jato médio Gulfstream G200, em 03.11.25


Em post no dia 31 na plataforma online da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu que a organização de manutenção aeronáutica americana (com sede na Califórnia, no aeroporto Van Nuys/KVNY, em Los Angeles) Thornton Aviation concluiu sua primeira instalação do sistema de comunicação via satélite em órbita baixa altitude (LEO) Gogo Galileo HDX em um jato médio Gulfstream G200, de um cliente que assim foi atualizado de sistema ar-solo (ATG – Air to Ground) clássico da Gogo.

A Thornton Aviation utilizou o Certificado Tipo Suplementar da Trimec Aviation para a atualização.

O trabalho durou três semanas e consistiu na substituição do sistema ATG clássico pelo sistema wi-fi AVANCE L3 (da Gogo) com o terminal de comunicação via satélite HDX, incluindo a antena montada no topo da fuselagem.
O sistema Gogo Galileo utiliza a rede de satélites de órbita baixa da Eutelsat OneWeb, que oferece conectividade aérea de alta velocidade e baixa latência em todo o mundo, exceto em países que proíbem comunicações via satélite.

“O cliente aproveitou a promoção de atualização do ATG para o AVANCE L3 da Gogo, o que agregou valor a sua atualização”, disse Don Milum, diretor de receita da Thornton Aviation. “Além disso, os benefícios da rede de satélites de órbita baixa da Eutelsat OneWeb aprimoram ainda mais a conectividade a bordo e as capacidades operacionais”, acrescentou Milum.

O serviço ATG clássico da Gogo será desativado em maio de 2026, e os clientes com o sistema antigo poderão atualizar para uma versão que permitirá o uso contínuo da rede ATG ou planejar a atualização para o serviço mais rápido Gogo 5G ATG ou para conectividade por satélite com o sistema Galileo. A previsão é que o Gogo 5G entre em operação até o final do ano. [EL] – c/ fonte