Organização de manutenção aeronáutica americana Duncan Aviation desenvolvendo projeto de instalação (retrofit) de gravadores FDR e também CVR BendixKing Aerocorder dos jatos executivos Hawker 750, 800XP, 850XP e 900XP, pela obsolescência dos dispositivos originais, em 16.10.25

Em nota no dia 07, a organização de manutenção aeronáutica Duncan Aviation (com sede em Lincoln, no Nebraska/EUA) divulgou sua “campanha” de incentivo a proprietários/operadores dos jatos executivos Hawker 750, 800XP, 850XP e 900XP para a futura alternativa de instalação de gravadores de dados de vôo (FDR) e também de voz da cabine de comado (CVR) BendixKing Aerocorder FDR/CVR, devido a problemas de obsolescência com gravadores FDR originais instalados de fábrica nas aeronaves. De acordo com a Duncan, esta atualização dará “nova vida” às aeronaves, aumentará a sua segurança e tornará as aeronaves mais valiosas no mercado mundial.
Muitos desses modelos de aeronaves Hawker voam não apenas no EUA, mas em todo o mundo.
No entanto, desde 2021, os principais componentes do sistema do FDR instalado de fábrica, cobertos pelo Certificado Tipo Suplementar original (STC10001SC-D), tornaram-se obsoletos. O Gravador de Dados de Vôo Digital (Digital Flight Data Recorder), a Unidade de Aquisição de Dados de Vôo (Flight Data Acquisition Unit), os Potenciômetros Lineares (Linear Potentiometers) e os Acelerômetros (Accelerometers) não estão mais disponíveis para compra ou reparo, e não há mais um método de suporte para nenhum desses componentes críticos do FDR.
A preocupação da Duncan Aviation é que, devido a requisitos regulatórios em outros países, particularmente no México, as aeronaves Hawker com o FDR original correm o risco de ficar paradas por longos períodos caso algum desses componentes falhe.
Assim, a Duncan Aviation está trabalhando proativamente para mitigar esses problemas de obsolescência com um novo STC para o FDR/CVR para os modelos Hawker 750/800XP/850XP/900XP que saem de fábrica com a aviônica Collins Pro Line 21. A Duncan Aviation está trabalhando com uma empresa de engenharia externa em um novo STC e um ‘pacote’ de dados de engenharia completamente novo para que nossos clientes possam substituir sistema FDR obsoleto. Para atingir a funcionalidade total do novo FDR, que se integrará aos componentes existentes da cabine de comando das aeronaves Hawker, os clientes precisarão atualizar sua cabine de comando Proline 21 com o “Pacote de Modernização” – Modernization Package.
Em paralelo ao trabalho com uma empresa de engenharia externa em um novo STC e um ‘pacote’ de dados de engenharia completamente novo visando substituição de FDR obsoleto em aeronaves Hawker 750, 800XP, 850XP e 900XP, a Duncan Aviation já está buscando um cliente de lançamento desse projeto.
“Se você possui uma aeronave Hawker registrada no EUA, gostaríamos de discutir com você as oportunidades que estarão disponíveis para o nosso cliente de lançamento para este novo STC”, afirma Matt Nelson, gerente de operações de satélite da Duncan Aviation. “A atualização do Pacote de Modernização Proline 21 da Collins Aerospace para os sistemas aviônicos da cabine de comando é necessária para fornecer um novo Gravador de Dados de Vôo e Voz da Cabine [CVFDR – Cockpit Voice Flight Data Recorder] com todos os parâmetros de sistema necessários para voar dentro e fora do EUA. Garantir que seu FDR e CVR atendam aos requisitos regulatórios protegerá você, seus passageiros e sua aeronave, além de proporcionar maior flexibilidade operacional”, completou Nelson. [EL]