Organização de manutenção americana SEA obtém STC de aviônica com plataforma InSight, da Universal Avionics, para os jatos Hawker série 800, em 20.05.23


Organização de manutenção, incluindo modificações, e de fornecimento de componentes aeronáuticos de Melbourne, na Flórida (EUA), a Southeast Aerospace (SEA) obteve Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para o projeto de retrofit de aviônica dos jatos executivos Hawker 800 A/B/XP com instalação da suíte InSight da Universal Avionics – com telas EFIS, equipamento de comunicação de dados (datacomm) com capacidade CPDLC e nos requisitos FANS 1/A, com instrumentos de standby. A SEA fez parceria com a Universal Avionics para fornecer a plataforma aviônica integrada InSight como uma opção para as três variantes do Hawker 800 (A/B/XP) com sistema de piloto-automático Collins EFIS 85/86, FCS-80 e APS-85 originais.
A suíte InSight apresenta visão sintética incorporada com mapeamento, cartas eletrônicas e controle de rádio. As unidades Universal UniLink UL-801 e Latitude DL150 Data Link fornecem capacidade de datalink FANS 1/A, CPDLC e ATN B1. Quando integrada ao EFIS InSight, a unidade datalink da Universal traz recursos adicionais de navegação e comunicação, divulgou a SEA. Adicionalmente, a atualização da SEA inclui instrumento eletrônico standby (ESI – Electronic Standby Instrument) MD-302 SAM, da Mid-Continent, para substituição do instrumento (ESI) original e prepara a suíte para a atualização de gravadores de voz (CVR) mais antigos, e também para renovações de recurso de áudio (PS Engineering PAC 45L) e radar meteorológico (Honeywell RDR 2100 WR).

Universal Avionics – InSight Flight Display:
https://www.universalavionics.com/home/products/flight-displays/insight-flight-display-system

A SEA promove que nenhuma alternativa de atualização significativa e “razoável” para modernização de aviônica no modelo Hawker 800 surgiu desde que a aeronave entrou em produção na década de 1980. Assim, a SEA divulgou que o seu novo STC traz ao mercado uma solução muito necessária para os aviônicos de produção originais envelhecidos e quase ou totalmente obsoletos, fornecendo novos recursos para os pilotos e melhorando a segurança e a eficiência “nos próximos anos”.

Basicamente, o Hawker 800 conta com a suíte aviônica Collins Pro Line 21 com quatro telas LCD de informação de vôo juntamente com duas unidades de controle digital (CDU) do sistema de gerenciamento de vôo FMS-6000, resultando uma plataforma “limpa” com eliminação de quase todos mostradores analógicos (restando apenas um indicador de informações de ângulo de ataque e as relações entre velocidade indicada e a velocidade de estol, na esquerda, e o indicador de pressão dos freios e quantidade do acumulador no centro, e mostrador de pressurização com indicação de altitude de cabine, razão de subida/descida e diferencial de pressão, na direita). Não existem painéis de rádio e navegação, estas frequências sendo sintonizadas através de CDU do FMS.

“Os proprietários e operadores do Hawker 800 (A/B/XP) têm motivos para estar entusiasmados!”, disse Luke Gomoll, líder da Southeast Aerospace. “Já faz muito tempo desde que esta aeronave recebeu este nível de atenção. A atualização SEA Hawker InSight é bastante abrangente ao lidar com vários componentes obsoletos e também traz um valor tremendo como uma atualização. Melhor ainda, esta atualização está disponível agora usando equipamentos que estão disponíveis agora. Portanto, pare de trocar esses CRT e entre em um novo EFIS com vários outros aprimoramentos tecnológicos. Coloque a diversão de volta em voar!”, completou Gomoll.

Dror Yahav, CEO da Universal Avionics, declarou: “Esta nova conquista de STC moderniza a cabine de comando do Hawker com a InSight, elevando as operações por meio de maior consciência situacional e maior confiabilidade. Estamos orgulhosos de trabalhar com a Southeast Aerospace para trazer esta aeronave diversificada para a linha de frente de jatos executivos e oferece suporte a centenas de operadoras em todo o mundo”. [EL] – c/ fonte