Otto Aviation lança Celera 750L, uma versão alongada do Celera 500L de 19 assentos movida por fonte de hidrogênio, para alcance de 1.000 MN, em 16.06.22
A Otto Aviation confirmou seu plano para uma versão do seu avião Celera de 19 assentos movido por fonte de hidrogênio, com capacidade para operar vôos de 1.000 MN. O Celera 750L é uma versão alongada do Celera 500L que a fabricante norte-americana está desenvolvendo. A Otto não forneceu mais detalhes sobre o desempenho projetado para o 750L.
Adicionalmente, a Otto anunciou que a ZeroAvia integrará seu “trem de força” híbrido hidrogênio-elétrico ZA600 como um sistema de propulsão alternativo ao motor diesel Red A03 que equipa o Celera 500L.
O Celera 500L tem capacidade de seis assentos e apresenta um design de fluxo laminar que, segundo a Otto, viabilizará um avião com alcance de 4.500 MN em velocidades de cruzeiro de 391 KT.
Em dezembro de 2020, a Otto anunciou planos para desenvolver uma versão de emissão zero do 500L e disponibilizá-lo no mercado até 2027 – uma meta em data implicando dois anos após o primeiro modelo Celera entrar em serviço.
De acordo com a ZeroAvia, o Celera 750L proporcionará custos operacionais ainda mais competitivos devido à redução das despesas de manutenção do sistema de propulsão e ao menor preço do hidrogênio em relação ao querosene de aviação JET-A.
Nas próximas semanas, a ZeroAvia espera começar a voar uma aeronave Dornier 228 (de 19 assentos) equipada com o “trem de força” ZA600, de 600 kW.
A a ZeroAvia conta com dois Do-228 nos quais trabalhará em suas instalações na Califórnia/EUA e no Reino Unido. [EL] – c/ fontes