Outro aeroporto da Califórnia (EUA) – San Luis Obispo -, com suprimento pela ACI Jet, se junta à rede de fornecimento de SAF, em 11.01.25
O editor-sênior da AIN Curt Epstein postou na plataforma digital da mídia, no dia 06, que a provedora de serviços logísticos aeroportuários (FBO) ACI Jet passará a oferecer combustível de aviação sustentável (SAF) no Aeroporto do Condado de San Luis Obispo (KSBP), na Califórnia, a partir do dia 07. A ACI Jet é a única FBO instalada no aeródromo.
A ACI Jet não é estranha ao combustível renovável, com estoque de SAF em sua unidade do Aeroporto do Condado de Orange/John Wayne (KSNA), também na Califórnia, desde 2020.
Produzido pela Neste e distribuído pela Avfuel, o SAF oferecido pela ACI Jet será uma mistura de 30%, com cada carga de 8.000 galões de tanque proporcionando uma redução de emissões de carbono do ciclo de vida de 19 toneladas, o equivalente a emissões anuais de 4,5 carros.
“À medida que a indústria da aviação avança em direção às suas metas de sustentabilidade, a disponibilidade e adoção do SAF serão essenciais”, disse Andrew Robillard, vice-presidente de FBO e instalações aeroportuárias da ACI Jet. “A ACI Jet está entusiasmada em trazer [SAF] para nosso FBO em San Luis Obispo, oferecendo aos nossos clientes uma maneira significativa de reduzir seu impacto ambiental enquanto continuam a aproveitar o serviço excepcional que oferecemos”, acrescentou Robillard.
A introdução do SAF em San Luis Obispo (KSBP) é um componente da campanha “Fly Like New” da ACI, que ajuda os operadores a estender a vida útil de aeronaves antigas por meio de melhorias na experiência do passageiro e tecnologia de vôo modernizada. De acordo com a empresa, os operadores de aeronaves podem reduzir ainda mais as emissões enquanto maximizam a vida útil de sua frota por meio do uso do SAF.
O Aeroporto Regional do Condado de San Luis Obispo (KSBP), Califórnia, dista 210 MN ao sul de Sacramento (KSMF) e 135 MN a sudeste de Los Angeles (KLAX). Situado a 3 milhas (4,8 km, ou 2,6 MN) ao sul de San Luis Obispo, numa área de 340 acres (1,376 km²), o aeroporto é de propriedade e uso público, aberto desde 1940. Opera vôos com serviços de controle de tráfego aéreo de aeródromo, com chegadas e partidas assistidas pelo Controle Santa Barbara e pelo ARTCC (Route Traffic Control Center – Centro de Controle de Tráfego em Rota) Los Angeles. Em elevação de 212 pés, tem pista (11/29) de 46 x 1.860 m. (com deslocamento das cabeceiras de 243 m. (11) e de 153 m. (29)), de asfalto (PCR 390, com ranhurado), com pista auxiliar independente (07/25) de 23 x 762 m., de asfalto. Para operação, existem procedimentos de saída com navegação balizadas por rádios-auxílios na região e de aproximação ILS para pista 11 e RNP para as pistas 11 e 29, e mais um procedimento VOR. Os aeródromos mais próximos são [1] de Santa Maria Pub/Capt G Allan Hancock Field (KSMX), a 22 MN a sudeste, [2] Municipal Paso Robles (KPRB), a 26 MN ao norte, [3] Base Vandenberg Space Force (KVBG), a 30 MN ao sul, e [4] Lompoc (KLPC), a 35 MN a sudeste-sul. [EL] – c/ fonte