Para fevereiro, Petrobras reduz preço do QAv em 0,6% nas principais praças, após redução de quase 10% em janeiro, em 05.02.23


Fonte: Reuters/InfoMoney – 01/02/2024
A Petrobras (PETR) reduziu o preço de venda do QAv a distribuidoras em 0,6% nos principais pontos de vendas do país, como em Duque de Caxias (RJ), Guarulhos (SP), Betim (MG) e Paulínia (SP), de acordo com informações publicadas pela empresa em seu site no mesmo dia 01.

O pequeno ajuste para fevereiro foi feito após a empresa reduzir o QAv em quase 10% em janeiro. A empresa não detalhou o reajuste médio imediatamente.

Paralelamente, foi cancelada uma reunião entre representantes do governo federal, Petrobras e de companhias aéreas, no mesmo dia (01), para discutir eventuais alterações nas condições do querosene de aviação (QAv) para o setor.

Em comentários a jornalistas no Palácio do Planalto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “não podemos tratar questões das companhias aéreas só como questão de combustível”. “Temos que tratar considerando a natureza das empresas, a situação do setor aéreo e considerando principalmente a questão do preço das passagens no Brasil e a fórmula da composição de preço e o que representa o combustível nela”, disse o ministro.

Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia está disposta a colaborar com o debate sobre a situação do setor aéreo no Brasil, mas que não vai baixar o preço com um “canetaço”, segundo declaração dada na véspera para o jornal O Estado de S. Paulo.

A Petrobras ajusta os preços mensalmente e vende o QAv produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras de combustíveis, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo.