Para mesma pista, A320 partindo e King Air 350 aproximando (operação nas duas cabeceiras) têm conflito de convergência de tráfego, com A320 tendo tail strike e manobrando lateralmente para livrar o tráfego em sentido contrário, em AD não-controlado em Hayden, no Colorado/EUA, em 27.01.22
Nesta segunda dia 22, o A320-200 de prefixo N760JB (registro de produção sn 3659, ano de fabricação em 2008, com motorização IAE V2527-A5), operado pela Jetblue, iniciou serviço regular doméstico do vôo B6-1748 – de Hayden/Aeroporto Yampa Valley (KHDN), no Colorado, para Lauderdale (KFLL), na Fórida, a cerca de 1.600 MN a SE.
Em altitude de 6.600 pés, o Aeroporto Yampa Valley (KHDN) tem pista 10/28 de 46 x 3.048 m., de asfalto. O aeroporto não tem serviço próprio ATC; os serviços de rádio-comunicação são prestados pela Rádio-Denver, além da frequência de coordenação de aeronaves no aeródromo, e serviços ATC de partida e aproximação pelo ARTCC (Air Route Traffic Control Center/Centro de Controle de Tráfego em Rota Aérea) Denver.
Na decolagem, da pista 10 às 11:57L (18:57Z), o jato contatou a pista com a cauda (tail strike). A aeronave continuou a partida normal e subiu para o FL310, quando o Centro Denver encaminhou uma mensagem para a tripulação informando que havia ocorrido um tail strike na decolagem em Haydem. A tripulação, posteriormente, decidiu desviar o vôo para Denver, no Colorado, onde a aeronave pousou na pista 35R sem mais incidentes cerca de 45 minutos após a partida de Hayden. Não houve feridos, mas a aeronave sofreu danos substanciais, segundo as primeiras informações.
Boletins METAR de Hayden revelam que o tempo era de visibilidade de 9 SM (14,5 km / 7,8 MN), com vento calmo, com céu fechado com Teto baixo de 500 pés, temperatura do ar de -04ºC e pressão (QNH) de 30,36 pol. Hg (1.028 hPa), sem tendência de chuva congelante (após reporte de precipitação de neve, leve).
KHDN 221756Z AUTO 21005KT 8SM -SN FEW003 M11/M14 A3037 RMK AO2 SNB11 SLP364 P0000 60000 T11061144 11072 21144 51008 FZRANO=
KHDN 221826Z AUTO 22003KT 8SM -SN BKN005 M10/M13 A3037 RMK AO2 P0000 FZRANO=
KHDN 221856Z AUTO 00000KT 9SM OVC005 M04/M10 A3036 RMK AO2 SNE52 SLP339 P0000 T10441100 FZRANO=
KHDN 221923Z AUTO 19003KT 10SM BKN003 M06/M14 A3035 RMK AO2 FZRANO=
KHDN 221956Z AUTO 00000KT 9SM BKN003 M07/M13 A3035 RMK AO2 SNB45E55 SLP344 P0000 T10671128 FZRANO=
KHDN 222014Z AUTO 21003KT 10SM FEW003 M06/M12 A3034 RMK AO2 FZRANO=
A FAA divulgou o evento, com a informação que “aeronave incorreu um tail strike na partida de Hayden, no Colorado”, que os danos no evento eram desconhecidos e que a ocorrência foi classificada como incidente. O NTSB abriu uma investigação para a ocorrência, com a classificação de acidente.
Na sequência, novas informações constam que o A320 iniciou a decolagem na pista 10 às 11:57LT (18:57Z) e que o jato decolou em uma curva à direita e subiu à direita da pista. O jato subiu para o FL310 e a tripulação decidiu desviar para o Aeroporto Internacional de Denver, Colorado, onde pousou com segurança às 12:43LT (19:43Z). Durante a corrida de decolagem do A320 da pista 10, o bimotor Beechcraft King Air B300 (King Air 350) de prefixo N350J (registro de produção sn FL-80, ano de fabricação 1992, com motorização PWC PT6A-60A), do transporte privado (de uma empresa do Oklahoma), fazia aproximação para a pista 28, procedendo de Fort Smith (KSFM), no Arkansas, a cerca de 685 MN a SE, no Arkansas (conforme dados de rastreamento). Os dados do ADS-B sugerem que o King Air B300 estava à distância de cerca de 5.300 m (2,86 MN) da cabeceira da pista 28, cruzando 7.500 pés (900 pés AGL) quando o A320-200 da JetBlue no vôo 1748 começou a rolar para decolagem na pista 10. A separação horizontal quando as duas aeronaves se ultrapassaram foi de cerca de 800 m.
Quando o B300 tocou na pista 28, às 11:58LT (18:58Z), cerca de 01m40s após a partida do A320, este cruzava 8.800 pés (2.200 pés AGL) distante 2,2 MN da cabeceira 28, numa curva leve desvio para direita, separado transversalmente do eixo prolongado da pista cerca de 0,4 MN (740 m.).
Passageiros reportaram que o tail strike foi claramente sentido e ouvido na cabine na rotação do jato para decolagem e que o comandante anunciou, cerca de 20 minutos após a partida, quando o jato iniciou a descida para Denver, que havia evitado uma aeronave pequena em aproximação na direção oposta da decolagem e que o vôo estava sendo desviado para Denver.
Operações de pouso em Hayden contam com procedimentos de aproximação IFR ILS/LOC e RNAV-RNP para pista 10 e dois procedimentos RNAV para pista 28.
