Para “regionalização” do seu aeródromo, prefeitura de Piracicaba (SP) abre licitação para remodelação abrangendo recapeamento da pista principal e ampliação da taxiway, para adequação a especificações indicadas pela INFRAERO, em 29.08.23
Fonte: g1 – 12/07/2023
A Prefeitura de Piracicaba (SP) publicou no dia 11 (julho) a abertura de licitação para remodelação do seu aeródromo – Aeroporto Municipal Pedro Morganti (SDPW). De acordo com o edital, a contratação será para recapeamento da pista (pouso e decolagem) e ampliação da taxiway. Está prevista intervenção em uma área de 40.700 m². O valor estimado para esta obra é de R$ 7,2 milhões.
A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em realizar o serviço está prevista para 14 de agosto.
A abertura da concorrência ocorre após o início de diálogos sobre a possibilidade de “regionalização” do terminal. O objetivo das intervenções é adequar o espaço para essa transição.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), José Luiz Ribeiro, explicou que o recape da pista principal (de 30 x 1.200 m.) vai fortalecer o processo que segue em andamento para a “regionalização”, atendendo os regulamentos da ANAC. “Essa, inclusive, é uma das exigências contratuais da INFRAERO, que todas as normas de aviação sejam respeitadas pelos aeroportos que vislumbram essa oportunidade”, afirmou José Luiz.
De acordo com o diretor do aeródromo piracicabano, Marcelo Kraide, o recape da pista é a obra mais importante para a segurança dos usuários porque vai eliminar os buracos e ondulações na pista, ocasionados nos últimos anos pela aterrissagem diária das aeronaves.
A administração municipal defende que a estrutura tem potencial para se tornar regional e atender 24 cidades do entorno de Piracicaba.
Um encontro de representantes da INFRAERO e prefeitura para discutir a possibilidade de regionalização foi realizado em 19 de abril.
Segundo a prefeitura, ocorreu uma visita técnica do consultor de negócios da INFRAERO, Richard Aldrin Fernandes Custodio ao terminal. Ele foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba (SEMDETTUR), José Luiz Guidotti Júnior, e pelo diretor do aeródromo, Marcelo Kraide.