Partes interessadas do governo federal, do setor de telefonia móvel e de cias. aéreas do EUA acertam extensão parcial de ações de mitigação de efeitos da Banda C da rede 5G pelas operadoras de celular Verizon e AT&T, com compromisso do setor de aviação de acelerar soluções de retrofit de rádio-altímetros de aeronaves vulneráveis a interferência de rádio-frequência, em 21.06.22
As principais partes interessadas do governo, do setor de telefonia móvel e de cias. aéreas do EUA concordaram com uma extensão parcial de ações de mitigação para Banda C da rede 5G pelas operadoras de celular Verizon e AT&T que expiraria no próximo dia 05 de julho.
As operadoras de telefonia concordaram na continuidade da mitigação em mercados seletos enquanto as transportadoras comprometeram-se em acelerar retrofits de rádio-altímetros de aeronaves potencialmente impactadas para proteção de qualquer interferência potencial na banda C.
Em janeiro, a FAA e as operadoras de telefonia móvel concordaram em manter as mitigações para Banda C da rede de telefonia 5G estabelecidas para vigorar até 05 de julho, continuando a realizar análises técnicas e realizar uma série de reuniões de “mesa redonda” com as partes interessadas. Com base no progresso dessas reuniões, a AT&T e a Verizon concordaram em continuar as mitigações voluntárias por mais um ano.
Na sexta dia 17, o administrador interino da FAA, Billy Nolen, disse: “Acreditamos que identificamos um caminho que continuará a permitir que a aviação e a Banda C da rede 5G coexistam com segurança. Agradecemos a disposição da Verizon e da AT&T em continuar esta importante e produtiva colaboração com a indústria da aviação”.
Numa estruturada cooperação contínua, os operadores de aeronaves regionais com rádio-altímetros mais suscetíveis a interferências vão proceder ao seu retrofit com filtros de radiofrequência até ao final de 2022. A FAA divulgou que este trabalho já começou e vai continuar de forma acelerada. Ao mesmo tempo, a FAA continuará a trabalhar com as operadoras de telefonia móvel para identificar aeroportos onde é improvável que a implantação próxima da Banda C/5G interrompa as operações de vôo.
A FAA observou que “filtros e unidades de substituição para a frota comercial principal devem estar disponíveis em um cronograma que permita que o trabalho seja concluído em grande parte até julho de 2023. Após esse período, as operadoras de telefonia sem fio esperam operar suas redes em áreas urbanas com um mínimo de restrições”.
A FAA elogiou os esforços das operadoras de telefonia sem fio, bem como das “fabricantes de rádio altímetro [que] trabalharam em um ritmo sem precedentes com a Airbus, Boeing, EMBRAER e Mitsubishi Heavy Industries para desenvolver e testar filtros e kits de instalação para essas aeronaves”.
FAA instando cias. aéreas a agilizar adequações de Rádio-altímetros pelo amplo advento de redes de telefonia sem fio 5G por todo o EUA
Em uma tentativa de evitar possíveis interrupções de vôos do transporte comercial, a FAA instou os executivos-chefes das principais cias. aéreas do EUA a tratar rapidamente os riscos representados pelo lançamento iminente de redes de telefonia sem fio 5G em todo o país.
O administrador interino da FAA, Billy Nolen, registrou numa correspondência que as operadoras de telefonia AT&T e a Verizon – depois de adiar anteriormente os planos de fazê-lo – estão procurando aumentar os serviços de Banda C da rede 5G em alguns aeroportos até julho.
Preocupações de que o serviço 5G pudesse interferir nos rádio-altímetros levaram a interrupções em alguns aeroportos do EUA no início deste ano.
Nolen pediu às cias. aéreas que intensifiquem os esforços para modernizar as aeronaves com rádio-altímetros mais novos, apontando: “Não há garantias de que todos os grandes mercados manterão as atuais salvaguardas [5G]”. Nolen alertou que, à medida que as operadoras de telefonia móvel aumentam os sinais, algumas “aeronaves menos capazes” podem não conseguir acessar certos aeroportos sem retrofits de rádio-altímetros.
A suscetibilidade a sinais Banda C da rede 5G é uma característica de rádio-altímetros mais antigos equipados com filtro de Rádio-frequência (RF). Esses dispositivos não têm proteção contra bandas de frequência vizinhas. A fusão de capacidade geral de aeronaves e suscetibilidade 5G é apócrifa.
Em 17 de janeiro, os CEO de cias. aéreas alertaram que a implantação da rede 5G precipitaria uma crise de aviação “catastrófica” que veria a maioria do tráfego aéreo comercial “aterrado”. Sob pressão da Casa Branca, a AT&T e a Verizon concordaram em adiar seus respectivos lançamentos de rede 5G até 05 de julho. Os gigantes das telecomunicações posteriormente habilitaram algumas torres sem fio enquanto desligavam as torres próximas de aeroportos.
A FAA afirma que está nos estágios iniciais de trabalho com a AT&T e a Verizon para identificar mercados onde nova(s) torre(s) ou um aumento na potência do sinal causarão menos interrupções. Não obstante os termos compatíveis, a Verizon e a AT&T planejam buscar uma implantação completa de suas redes até o final de 2023.
Enquanto isso, autoridades do setor de aviação identificaram um caminho para adaptar os rádio-altímetros mais vulneráveis até o final de 2022.
Além da AT&T e da Verizon, outras 19 operadoras de telecomunicações devem entrar no mercado 5G durante esse período.
Nolen expressou a esperança de essas operadoras ponderarem seus planos e lucros potenciais contra a vida de milhões de viajantes aéreos.
A Verizon afirmou que está trabalhando com a FAA, a FCC (Comissão Federal de Comunicações) e a indústria da aviação e que está confiante de que alcançará “implantação robusta da Banda C sem interrupções significativas para o público viajante [do transporte aéreo]”.
A entidade Airlines for America, um grupo comercial da indústria que representa a American, Delta e United Airlines, entre outras transportadoras aéreas, informou que a indústria reconheceu a necessidade de implementar uma solução permanente, continuando a garantir o mais alto nível de segurança.
Algumas cias. aéreas levantaram preocupações sobre o custo da conta para modernização de rádio-altímetros de aeronaves para pagar, por uma substituição de equipamento, em alguns anos.
Nolen postulou que, na ausência da ação da FCC limitando as transmissões EM (elétron-microscópica) nos níveis atuais de energia, interrupções adicionais permanecem prováveis. [EL] – c/ fontes