Partidas de jatos da aviação executiva globalmente caem mas horas por vôo aumentam, em fevereiro, por dados da Jefferies, em 08.03.25


No dia 07, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch postou nota na plataforma online da mídia para repercutir o último reporte de atividade de vôos da aviação executiva pela analista financeira Jefferies.

Em fevereiro, as partidas da aviação executiva globalmente caíram 1% na comparação ano x ano (YoY), mas ainda ficaram 1% acima no acumulado no ano até o momento, de acordo com a analista financeira  Jefferies, com dados da provedora Wing. A Jefferies acrescentou que, apesar da desaceleração em fevereiro, o tráfego de partidas no mês ainda foi 33% acima dos níveis de 2019.

A Europa liderou a redução da aviação executiva no mês passado, caindo 5% na comparação anual (yoY), a região Ásia-Pacífico (APAC) teve retração de 2%, enquanto a atividade na América do Norte caiu 1%.

Os departamentos de vôos corporativos continuam sentindo o “mal-estar”, com as partidas caindo no mês passado em 15% no comparativo YoY. As partidas de voos do transporte particular, no entanto, aumentaram 2%, e aquelas envolvendo operações aeronaves compartilhadas e transporte por demanda/fretamento aumentaram 4%.

Embora as partidas tenham diminuído, as horas de vôo em fevereiro tiveram uma alta de 1% na base de comparação YoY e em 37% em relação a fevereiro de 2019. A duração média da viagem tem sido relativamente estável em 1,7 horas (01h42m). Enquanto as horas de vôo por aeronave tiveram uma média de 24,7 (h/m), ou queda de 2% em relação ao ano anterior, no acumulado do ano a média é de 25,3 horas/mês, um aumento de um 1%.

Operadoras por compartilhamento e fretamento, a Flexjet e a FlyExclusive estão impulsionando os resultados gerais, com a primeira vendo a atividade aumentar em 15% no comparativo YoY e a última saltando 208% em relação a 2019. A atividade da Wheels Up caiu 7% na comparação YoY e 34% em relação a fevereiro de 2019.

As partidas de aeronaves EMBRAER estão liderando os ganhos entre as principais fabricantes, com alta de 7% na comparação YoY, enquanto os vôos de aeronaves da Textron Aviation (Cessna) caíram 3%. Os vôos de aeronaves Bombardier caíram 1% e de aeronaves Gulfstream ficaram estáveis. [EL] – c/ fonte