“Paulistinha”/CAP-4 de instrução pilona durante corrida de pouso em vôo de instrução em Bragança Paulista/SP, em 15.03.22


No dia 16 (fev.), o monomotor CAP-4 “Paulistinha” (PAUL) de matrícula PP-RQY (registro de produção sn 298, ano de fabricação 1946), operado pela escola Classic, decolou do aeródromo Fazenda Vale Eldorado – “Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH), em Bragança Paulista/SP, para vôo local de instrução, com um instrutor e um piloto-aluno a bordo. Às 14:52Z (11:52LT), durante o pouso, na corrida pós-toque, houve a perda de controle da aeronave, que pilonou sobre a pista. O avião teve danos substanciais, mas os dois tripulantes escaparam ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de perda de controle em solo (LoC-G). No tocante da investigação aeronáutico, o avião foi liberado para o operador.

O avião é propriedade de Pessoa Física e operado por meio de arrendamento operacional pela Classic Escola de Aviação Civil, que tem base de operação no “Vale Eldorado” (SDVH); o avião (produzido pela CAP – Cia. Aeronáutica Paulista) está registrado na categoria de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em abril de 2020. O avião está aprovado para dois ocupantes e MTOW de 587 kg, para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo novembro.

O aeródromo privado Fazenda Vale Eldorado (SDVH) situa-se no município de Bragança Paulista, a 5,7 a oeste do Aeródromo público Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista. Em elevação de 2.726 pés, o Fazenda Vale Eldorado (SDVH) tem pista (04/22) de 20 x 740 m., de asfalto. O circuito de tráfego deverá ser realizado pelo setor oeste do aeródromo, para fins de evitar obstáculos naturais. Conforme ROTAER, existe “obstáculo de aeródromo”, natural, de elevação de “terra de 2 m. de altura”.
Recentemente (janeiro passado e julho do ano passado), outros dois aviões da Classic, do modelo Piper PA-11 (PA11), em vôo de instrução, envolveram-se em ocorrências aeronáuticas classificadas pelo CENIPA como “Incidente grave”, em perda de controle (no solo) em corrida de decolagem e numa abortagem de decolagem numa arremetida em missão de TGL, ambos no “Vale Eldorado” (SDVH).

No dia 28 (jan.), o Piper PA-11 (PA11) de prefixo PT-AXH (registro de produção sn 111498, fabricação em 1948) decolaria da Fazenda Vale Eldorado (SDVH), para um vôo de instrução com instrutor e piloto-aluno a bordo. Na corrida de decolagem, às 11:00Z (08:00LT), o avião deu uma guinada para a direita ultrapassando o limite lateral da pista, parando na área gramada. O avião teve danos leves e os dois tripulantes saíram ilesos, sem danos a terceiros. A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de excursão de pista e perda de controle em solo (LoC-G).  Ao momento da manobra, pelo METAR da hora, “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), em el. 2.930 pés (+204’), operava com vento calmo, com visibilidade de 8 km (em melhora, após reporte de visibilidade mínima de 3 km no setor oeste), poucas nuvens com base a 1.000 pés, nuvens esparsas com base e céu nublado com Teto a 9.000 pés, temperatura ambiente de 21ºC (e Orvalho 19ºC) e pressão atmosférica (QNH) de 1.014 hPa. No reporte anterior, o vento informado era de 240º de 5 KT, com variação de direção de 90º – entre 210º e 300º (média de 255º); no reporte posterior, o vento informado foi de 02 KT com variação de direção superior a 180º (ou impossibilidade de determinação de direção única).

O avião (de motorização e trem de pouso convencional) pertence e é operado pela Classic Escola de Aviação Civil, registrado na categoria instrução primária, com último registro de compra/transferência em setembro de 2020. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 554 kg, e operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2013, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2022.

No dia 25 de julho passado (2021), outro Piper PA-11 da Classic teve incidente também no “Fazenda Vale Eldorado” (SDVH). O Piper PA-11 de prefixo PR-JBB (registro de produção sn 111498, ano de fabricação 1948) decolou da “Fazenda Vale Eldorado” (SDVH), a fim de realizar vôo local de instrução, com piloto-aluna e instrutor. Durante treinamento de TGL, em uma arremetida, por volta de 12:25Z (09:25LT), a tripulação optou por abortar a decolagem e durante a frenagem a aeronave colidiu a ponta da asa esquerda contra a pista. A aeronave teve danos leves, e os dois tripulantes saíram ilesos. A ocorrência foi listada no painel SIPAER, de CENIPA, como “incidente grave” de “manobra abrupta”. O “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), em elevação de 2.930 pés, operava com tempo muito bom pelo início da manhã, de acordo com boletins METAR, em condição “CAVOK” (visibilidade de 10 km ou superior e céu sem nuvens de significado operacional abaixo de 5.000 pés no raio de MSA), vento leste fraco, temperatura do ar moderada (chegando a 18ºC no reporte de 12:00Z/09:00LT, ante o máximo reportado de 26ºC) e pressão (QNH) de 1.024 hPa. A condição “CAVOK” e vento fraco se estendeu por todo o dia no aeroporto.

O avião pertence e é operado pela escola (Classic), registrado na categoria de Instrução Privada. Tem tem último registro de compra/transferência em setembro de 2020. O aparelho está aprovado para MTOW de 554 kg, para operação VFR, diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2013, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até março (de 2022).


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https://aib-el.com.br/site/piper-pa-11-de-instrucao-tem-guinada-na-corrida-de-decolagem-e-escapa-lateralmente-da-pista-na-fazenda-vale-eldorado-em-braganca-paulista-sp-em-11-02-22/

https://aib-el.com.br/site/pa-11-de-instrucao-tem-incidente-em-arremetida-na-pista-do-condominio-aeronautico-fazenda-vale-eldorado-em-braganca-paulista-sp-em-02-08-21/